[Mac-BR] Macbook Air 11 travando

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sat Jun 20 17:34:24 PDT 2015

-----

> On 20/06/2015, at 20:57, Fernando Araujo Leiria <faleiria at uol.com.br> wrote:
>
> 30 GB é pouco, tem de ser mais de 20% do hd

Fernando,

De onde você tirou esta idéia? O mínimo “oficial” é 5% na maior parte dos sistemas de arquivos, mas dá para viver com 10%, ainda que esteja longe de ser o ideal.

Mas um HD de 128 giga com 30 giga vazios tem 23% livres, donde, a sua afirmativa está errada também por este lado, e HD cheio não trava teclado e mouse.

Abraço,

mj

> On 20/06/2015, at 18:29, Mateus Alves <mateusalves at gmail.com> wrote:
>
> Olá Mario, antes de congelar completamente o mouse/teclado, o disco
> colorido gira por algum tempo no lugar do ponteiro do mouse - e,
> enquanto gira, também não posso fazer nada (como mudar de space) ou
> clicar em qualquer outra coisa, apenas movimentar o disco...
>
> Já tentei resetar SMC e PRAM e não resolveu nada.

Mateus,

Primeiro, para você e todos: resetar SMC e PRAM não serve, na prática, exceto em raríssimos casos, para nada além de gastar o preciosíssimo temo à toa.

Você fala em congelar completamente o mouse/teclado. Isso quer dizer que o mouse (trackpad) não consegue de maneira alguma mover o cursor (detinha) na tela, ou que ele se move e você não consegue que o clique produza algum efeito?

O disco de Newton cursor indicando loop infinito, programa travado, acontece ou porque há algo muito errado com o seu sistema operacional e/ou software em uso, ou porque o sistema de arquivos (a “arrumação” dos dados no HD está danificado (desligar à força repetidas vezes provoca isso), ou, finalmente, porque o HD está com defeito (SSD é um HD para todos os fins).

Para testar isso você pode dar boot pelo Recovery HD. Aperte e mantenha apertada a tecla Option durante o startup até aparecerem dois HD’s na tela. O seu e o Recovery HD. Escolha esse. E rode o Disk Utility/Utilitário de Disco. Se algo estiver errado com o sistema de arquivos ele pode indicar. Defeitos de hardware, talvez.

Senão você deve procurar um ténico de confiança ou uma autorizada, idem.

abraço,

Mario Jorge