[Mac-BR] A saga da ida a meca ou ao inss

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Wed Oct 28 17:26:06 PDT 2015

Dandalo,

A Apple, em Cupertino, assim como outras multinacionais, pensa que o mundo são os Estados Unidos. Adaptabilidade zero. Nosso exótico país terceiro mundista é incompreensível e eles nem tentam contratar intérpretes.

Donde, a saída é o “jeitinho brasileiro”, já aplicado aqui no Rio. Chegar na hora em que o Shopping abre, contar uma história triste, e conseguir ser atendido.

As 2 ou 3 vezes que fui à Apple Store aqui do Rio fui muito mal-atendido, escrevi para a Apple, recebi quase que imediatamente ligações do gerente, me convidando para ir à loja novamente, claro que não fui, e tudo continua como antes.

Do mesmo modo os preços são formados por gente que não sabe que o câmbio no Brasil pode variar de uma maneira inimaginável para um americano. Nunca ouviram falar de “preço médio”, o que dá nos MacBooks Retina de 20 mil reais e Mac Pro de 30, ou mais. O preço é calculado pelo câmbio do dia da lista de preços (ou da chegada da mercadoria no Brasil), mas enfim, é congelado, não importa se o valor da moeda flutuar depois. Só na próxima série o preço vai mudar.

Sem estar me gabando, já estive em Apple Stores em Nova Iorque (em pelo menos 3 delas, na verdade 4, porque estive em duas localizações da loja do Soho), Londres, Paris, Amsterdam, Barcelona, e, ao contrário da loja do Village Mall o atendimento foi sempre semelhante. Rápido, eficiente. Ninguém empurra mercadoria, mas não fazem cara de paisagem quando você está olhando em volta procurando um vendedor, nem ficam batendo papo quando tem alguém (eu) olhando para o grupo que conversa animadamente durante o expediente. Isso somado ao fato que a loja fica em um Shopping de difícil acesso, que abre às 11 da manhã, e que se caracteriza por ser voltado para o consumo de alto luxo, o que demonstra uma estratégia bastante equivocada, já que a marca é pouco conhecida do grande público no Brasil e quem circula no Village Mall não compra produtos Apple no Brasil. O que se vê lá é justamente o contrário, classe média — que eventualmente estaciona no BarraShopping e vai até o Village Mall a pé ou de ônibus do Shopping, já que o estacionamento no Village Mall é caro — comprando, como eu vi — na minha frente, tive que esperar contarem — iPhone em dinheiro, em espécie.

Pronto, já descarreguei! :-)

abraços,

mj