[Mac-BR] Show ip e hostname no terminal

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Tue Jan 26 08:38:48 PST 2016

Existe um script em Perl, chamado netinv que faz um ping de broadcast, resolve os nomes, faz um arp -a (devolve os MAC addresses, não os IP’s, esses você consegue dando primeiro um ping de broadcast, como 192.168.0.255 em uma rede 192.168.0/24) e ainda dá os nomes netbios das máquinas tem que tem.

Coloque em qualquer folder, de um chmod 777 nele e depois mande ./netinv.

Ah, o iNet Network Scanner, faz tudo isso com interface gráfica. À venda na App Store.

E mais, em uma rede local, geralmente as máquinas não tem hostname. Quero dizer, a um IP não corresponde, necessariamente, um fully qualified hostname.

abraço,

Mario Jorge