[Mac-BR] Assistência técnica iPhone 6 da China

Adriano Merhere Moreira adrianomm at icloud.com
Mon Mar 14 04:09:48 PDT 2016

> Em 13 de mar de 2016, à(s) 22:48, Guilherme Moreira de Castro <guilherme at macbrasil.com> escreveu:
>
> Pessoal,
>
> Um amigo tem um iPhone 6 que ele trouxe da Hong Kong em outubro de 2014. Está com problemas apresentando mensagem de erro, aparentemente um problema foi na hora da atualização do iOs. De vez em quando ele funciona, mas as vezes não liga.
>
> Ele levou em uma assistência autorizada da Apple aqui e eles informaram que não poderiam arrumar pois é o da China. Procede isso?
>
> Guilherme Moreira de Castro
> Cuiabá-MT

Bom dia Guilherme

Isso procede Guilherme, a Apple se recusa a dar garantia e assistência para iPhones comprado fora do Brasil. Alegam que o aparelho comprado importado não é homologado pela Anatel e é um produto diferente.
Não só a Apple , como tb a Sony , Nikon , Canon e outras procedem da mesma forma.
Mas tem um porem, a justiça brasileira tem uma outra visão sobre isso, e todos os casos de pessoas na mesma situação que foram no fórum e abriram um processo contra essas empresas ganharam. A Justiça acredita que por ser um empresa que atua mundialmente elas tem obrigação de dar assistência.

Vou ti contar um caso que aconteceu aqui. Meu patrão tinha um iPhone 5S e deixou cair na piscina. Ele ligou na Apple e disseram a mesma coisa. E ele nem queria pedir garantia nem nada , ele queria pagar pelo conserto ou a troca. Como a Apple não conserta aparelhos , eles trocam pagando uma taxa nada barato . Mas mesmo assim eles se recusaram , nem sequer quiseram receber o aparelho para verificar.
Eu baixei na internet pra ele uma petição de como proceder sem advogado de um caso parecido , mudei os dados pessoais e ele assinou e levou no fórum no setor de pequenas causas.
Passou algum tempo , primeira audiência a Apple mandou um advogado e não quiseram acordo e o caso ficou lá por quase uma ano. Por coincidência de sua mensagem uma semana e meia atrás um outro advogado da Apple mandou um e-mail para o meu patrão oferencendo pra ele um acordo. Oferecendo um iPhone 6 de 16Gb com garantia de um ano pra encerrar o caso. Ele mandou de volta dizendo que aceitava se fosse um de 64Gb. A Apple concordou , assinou os papeis e nessa ultima sexta um representante da Apple ligou e disse que hoje estaria enviando o novo iPhone.

Como é comum esse tipo de processo e as empresas perderem , provavelmente a Apple iria pagar muito mais se ele tivesse deixado ir até o final. Ou não , dependendo do que o juiz achasse. Ele não quis arriscar e ficou contente em receber um iPhone 6 novinho. Afinal o que ele queria no inicio era pagar para consertarem ou trocarem o iPhone 5S .

Dá um pouco de trabalho para fazer isso mas compensa .

Um  abraço

Adriano