[Mac-BR] Rede hackeada

jandipime jandipime at gmail.com
Fri Oct 7 09:10:29 PDT 2016

Olá Mario, todos,
A senha que imaginei que o Avast falava era a do modem/rede sem fio. O
técnico veio e mudou, me ensinou a mudar, etc, mas agora não consigo que o
Macbook conecte via wifi. Todos os outros aparelhos, ipads, iphones, pc,
pegam, mas o Macbook que pegava o wifi anterior, não pega mais. Ele está
"on", mas não consegue conectar. A mensagem que vem é: "The wifi network
could not be joined". Rodei o Diagnóstico, mas quem entende aquilo?
Agradeço a atenção.
Abs, Jandira

*Jandira,

Eu não vi o aviso do Avast. Talvez seja apenas um alerta de
vulnerabilidade, não de invasão. E o que você escreveu é isso. Ele
teria senha fraca e estaria sujeito ao ataque de hackers. Note que há
duas senhas: a senha de administração e a senha da rede sem fio. De
qual estamos falando?

Modems e roteadores são, realmente, pontos fracos e o ataque real é
quando podem ser administrados remotamente, estão com a senha de
administração padrão, que você, aparentemente, não trocou, e um
invasor encontra o modem/roteador e altera as configurações para, por
exemplo, fazer com que páginas de bancos abram em falsas páginas de
banco. Isso não é história. Já vi acontecer com um roteador Intelbrás
de cliente.

abraço,

Mario Jorge*