[Mac-BR] finder aparece só documentos

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sat Sep 3 05:06:12 PDT 2016

> On Sep 3, 2016, at 08:14, srjoselito <srjoselito at yahoo.com.br> wrote:
>
> Amigos.
> De ontem para hoje ao abrir o finder está aparecendo só os documentos, quero acessar  o hd, mas para chegar lá tenho que ir em buscar.
> Como proceder?
> Outra coisa, porque alguns programas que clicamos, no dock fica aberto mais não abre a tela, aí não podemos acessar o programa?

Joselito,

Primeiro, vá nas preferências do Finder. (menu Finder, opção preferências), aba Geral

Nela há a opção “nova janela do Finde abre com”. Deve estar em “todos os meus arquivos”. Você escolhe o que prefere.

Nessa mesma opção você pode optar por exibir o HD no desktop.

Há atalhos no menu “ir” para chegar rapidamente a folders especiais.

A tecla à esquerda e à direita da barra de espaço se chama “Command” a que fica ao lado, Option.

Command + Shift + h = home folder
Command + Shift + a = Aplicativos
Command + Shift + u = Utilitários
Command + Shift + g = “go to folder”. Aparece uma janela e você digita em modo “Unix” o caminho: /var/vm ou ~/Biblioteca, para ir a pastas normalmente invisíveis.

A mais prática forma de visualização no Finder é em colunas, e você navega usando as setas do teclado. Command + seta para cima leva para a pasta que contém a atual, etc.

Quanto a um programa estar selecionado no Dock e não haver janela é que no Mac você pode fechar todas as janelas de um programa e ele permanece ativo, ao contrário do Windows onde a barra de menu é ligada à janela. Fechou a janela fechou o menu. Quando você ativar um programa e não abrir janelas ou elas estão minimizadas (e você pode acha-las no menu “Janelas”) ou não há janelas abertas. Você pode usar outros recursos do Finder para exibir os programas e janelas, isso está exibido nas preferências do sistema, em mouse ou trackpad.

abraço,