[Mac-BR] Problemas com leitura em rede entre Macs - travamento

Guilherme Moreira de Castro guilherme at macbrasil.com
Sun Sep 11 16:11:44 PDT 2016

Mario,

Desculpe se talvez não fui claro, mas posso vamos lá:

O Switch é um Intelbrás SG 2400 QR, para mim é de boa qualidade. Não é o melhor do mercado, mas é bom. Fiz o teste em dois cenários.

Cenário 1:
Teste com os Macs ligados no switch (e um Roteador TP-LINK Gigabit para DHCP). Usei o LAN Speed Test que é um programinha muito legal e útil, ele mede a velocidade do Upload (que entendo ser a escrita no destino) e Download (que entendo ser a leitura do destino). Teste com o envio e recebimento de arquivos de 100 MB e 500 MB.

Neste cenário a velocidade de Up ficou na casa dos 100 Mbps e a de Down chegou a 600 Mbps mas travava no meio, ele lia 10%, travava alguns segundos, depois lia mais 20%, travava, depois lia o restante. Isso fez a média de velocidade de Down na casa dos 80 Mbps.

Cenário 2:
Teste com os dois Macs ligados entre si com dois cabos de rede Cat6 usando Link Agregaste, ou seja, teoricamente com 2Gbps de banda. A velocidade de Up ficou na casa de 180 Mbps e a de Down chegou em picos de 860 Mbps, porém com o mesmo travamento, fazendo com que a média ficasse nos mesmos 80 Mbps.

Quando falo em travamento é uma pausa na leitura, o software inicia a medição e vai demonstrando quanto MB já enviou ou recebeu, neste caso, quando recebe o arquivo ele lê um pouco, para, lê
outro pouco, trava, etc.

Eu suspeitei que fosse escrita no HD, usei um outro software de medição de leitura e escrita (neste caso local no Mac), o Black Magic Disk Speed Test e a velocidade de gravação está na casa de 180 Mbps e a de leitura próximo de 300 Mbps.

Eu fiz um terceiro teste, ligando meu Macbook Pro (Retina com 512 SSD) na rede, no mesmo switch e troquei arquivos com o Mac 2013, que também é SSD, a velocidade de Up ficou em cerca de 100 Mbps e a de escrita não travou, ficou na casa de 500 Mbps.

A impressão que tenho é que o problema é mesmo no HD, mas fico na dúvida se é o hardware mesmo ou se é alguma coisa “configurável” algo como buffer, limite de banda, etc, por exemplo.

Os Macs estão sendo utilizados para edição de vídeos, um deles é o servidor e o outro é o que edita, quando edita via rede no “play” de alguns vídeos trava, reproduz e trava. Fiquei mais em dúvida do que poderia ser pois já usei estes mesmos Macs em rede semelhante para fazer edição via rede e não tive este problema.

Abraços,

Guilherme Moreira de Castro
Cuiabá-MT
--
Macbook Pro 13 Retina - Core i7 3.0/8GB/512GB - OS X 10.9.1