[Mac-BR] Vírus ???

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Wed Mar 1 10:02:53 PST 2017

Francisco,

Não, o problema é: algum indivíduo consegue acesso ao seu roteador ou outro equipamento de rede (vi isso em um Intelbras, mas há outros com fácil acesso “pela porta da rua”, ou seja sem entrar na sua casa ou na sua rede). Lá há uns números, geralmente fornecido automaticamente pelo provedor, que são os endereços numéricos dos servidores DNS,  que traduzem www.itau.com.br <http://www.itau.com.br/> em 96.17.223.170, por exemplo.

O seu Mac irá achar o Itau “certo” em 96.17.233.170, independentemente de você digitar ou pegar dos favoritos. O “bandido” vai lá e troca o DNS por um “do mal”, que traduz itau.com.br <http://itau.com.br/> em xx.yy.zz.pp (números imaginários). Nesse endereço, onde geralmente de um servidor que o bandido invadiu, há uma página igual ao do itau. Onde a vítima irá digita os seus dados. Conta, senha, etc.

Donde, não seria um ataque ao Mac, mas à rede do cliente. Já vi pelo menos duas vezes pessoalmente e você pode ler a respeito de um ataque semelhante aqui:

https://brockerhoff.net/blog/ <https://brockerhoff.net/blog/>

Isso não quer dizer que você tenha sido atacado! É só um exemplo de onde se pode roubar dados sem precisar interferir na máquina do dono.

abraço,

mj

> On 1 Mar 2017, at 14:13, Francisco Folhadella <folhanit at globo.com> wrote:
>
> Valeu Mario ! Obrigado
>     Eu uso o "time capsule" e toda a configuração é praticamente automática .
>     Se entendi a segurança está em vc "digitar o endereço" não pegar por exemplo o endereço armazenado nos "preferido" certo?
>
> Obrigado
> Francisco Folhadella.

>>> 2) Buscando o motivo fui em redes , tomei  susto havia uma quantidade imensa de redes intitulada Amsterdam ( umas 10).
>>> 3) Uso ao wireless , nunca criei outro tipo de rede.
>>> 4) Uso Mac desde da década de 90,mas este fato me deixou cabreiro
>>> 5) Faço todos os pagamentos na internet
>>> 6) Se necessário qual o antivírus ideal?