[Mac-BR] Aos entendidos

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Mon May 15 03:04:54 PDT 2017

Walter e Jack,

A ferramenta de ataque atingiu principalmente, como disse o Jack, máquinas rodando Windows XP, que não é mais atualizado desde 2014.

E o ataque se deu por uma vulnerabilidade de rede. Um anti-virus não resolveria, mas sim um firewall fechado.

O mesmo ataque não atingiu máquinas com Windows 10.

Enfim, a solução não é anti-vírus, mas atualização constante, preferivelmente automática, do Sistema Operacional, seja ele Windows ou Mac. E, claro, apesar de praticamente não existir virus para Mac, existe “phishing” (tentativa de coleta de dados sob pretextos falsos) não aceitar doces de desconhecidos, o que quer dizer não abrir anexos de e-mails inesperados, que dizem que a Receita Federal vai te processar, ou com supostas faturas não-pagas ou clicar em links de sites que dizem que seu computador está infectado, por exemplo.

abraço,

Mario Jorge