[Mac-BR] velharias

Luiz Pellanda pellanda em mac.com
Domingo Novembro 5 16:23:54 PST 2017

Pessoal, me desculpem, mas olhem o email que achei em um velho Mac que desenferrujei:

Subject: Re: ADMIRAVEL MUNDO NOVO
Date: Fri, 21 Aug 1998 09:09:03 -0300
From: "Luiz E. Pellanda" <pellanda em portoweb.com.br>
To: Mac Brasil <mac-br em parker.pwrcity.com>

Oi Alvaro: isto eh provocac(ss)ao com alvo marcado... Ce^ sabe que eu labuto
nessa area...

Alvaro de Castilho wrote:
> (...) o que
> aconteceria se Steve Jobs e os Macs tivessem vencido a guerra de mercado,
> ha quase 20 anos. Nos estariamos aqui hoje defendendo o monopolio e suas
> praticas nefastas, tal qual faz o Gates hoje? Penso que sim e isso muito
me
> entristece.

Provavelmente NAO. Eh da natureza humana a oscilac(ss)ao dialetica entre o
maniqueismo (separar o bem e o mal em dois polos opostos) e o holismo
(entendido como "totalismo")
como jah nos ensinava Melanie Klien.

 2) O que move nos, pessoas inteligentes (jah conheci varios de
> voces), a defender com paixao uma empresa do qual nao somos acionistas(a
> Apple) e que, como qualquer outra, soh visa o lucro,

A Apple pode visar o lucro, mas nos visamos o gozo, o desfrute - e
conseguimos...

 como qualquer outra -
> como a Folha de SP que se veste de esquerdinha para conquistar incautos (e
> eh o jornal que eu assino e eu nao posso ser chamado exatamente de
> esquerdinha)? Nunca vi ninguem ficar tao apaixonado por uma logomarca. O
> que eh isso, lavagem cerebral?

Como o velho Freud jah reconhecia, somos feitos de impulsos instintivos,
alem
de sangue, suor e lagrimas... Ate a Biblia jah tinha usado uma mac(ss)a~...

> Alguem pode me responder? Tem algum
> psicanalista na lista?

Isto se chama uso inteligente da publicidade - a maca~ colorida foi das
primeiras acertadas da firma que foi contratada para o lancamento "nacional"
da Apple - tenho o primeiro anuncio em uma Popular Electronics de dezembro
de
1977. Foi ahi que me pegaram: estah assinalado um trecho que diz: "o Apple
II
eh tanbem disponivel em forma de "board-only" para o hobista. Possui todas
as
caracteristicas do sistema Apple II mas nao inclui caixa, keyboard, power
suply ou paddles de jogo. $798,00" - pensei que pasar uma placa seria bem
mais
facil do que uma geringonc(ss)a como o Radio Shack  TRS 80...

Quando comprei o meu primeiro, julho de 79, jah havia clubes por toda a
parte,
dando apoio cada um ao seu peixe. So que os outros morreram na praia e a
Apple continuou...
bem como o Brasil Apple Clube (fundado em 15/11/79) bem ou mal (o homem da
SEI
me disse na cara que nao tinha gostado do nome...), vivo ateh hoje.

Resumo da opera em portugues: todos temos um resto de adolescente que se
expressa em nosso clube que "pensa diferente". Se todos pensassem igual,
iriamos procurar outra coisa.

Desculpem o tamanho, mas meu padrinho me ensinou  a nao deixar provocacao
sem resposta...

Salute!

--
Luiz E. Pellanda