[Mac-BR] Troca de HD em Macbook Pro (13-inch, Late 2011)

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Wed Nov 22 04:34:13 PST 2017

Cristobal,

Não sei onde ou o que você leu, mas há formas confiáveis de fazer o novo HD e consequentemente o omputador se comportarem exatamente como antes. Para isso você precisa do aplicativo Carbon Copy Cloner. É possível fazer isso com o Time Machine, mas é mais demorado e complexo.

Para abrir o MacBook você precisa de uma chave Phillips pequena (bem pequena) e uma chave Torx, 6, se não me engano, para tirar os parafusos que servem de suporte ao HD.

Em ifixit.com há instruções passo a passo sobre como trocar o HD.

Você vai precisar ou de um estojo para por o HD novo ou antigo, ou um outro Mac, com espaço bastante.

Com outro Mac:

Ligue o MacBook em modo target — aperte e mantenha a tecla T apertada até aparecer um símbolo de Firewire/Thunderbolt na tela.
Conecte o MacBook ao outro Mac.
Abra o Carbon Copy Cloner e mande clonar o HD do seu MacBook para um Disk Image
	- se você tiver um dock/gaveta é mais simples. Mande clonar para o SSD.
Se você clonou para um Disk Image, ejete o HD do MacBook, desconecte-o do outro Mac, desligue o MacBook, troque o HD, e religue o MacBook em modo target. O Mac hospedeiro vai dizer que o HD não pode ser lido, mande inicializar com nome do HD antigo (geralmente Macintosh HD), e aí faça a operação às avessas.

Mande o Carbon Copy Cloner clonar a Disk Image criada alí em cima para o SSD no MacBook
Acabada a operação, ejete o HD, desligue o MacBook, ligue normalmente.

Você está com um SSD novo e tudo perfeito.

abraço,

mj