[Mac-BR] apple-has-lost-its-charm?

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Sep 14 03:53:26 PDT 2017

Esse tipo de choradeira de “a Apple não é mais a mesma” é tão antiga quanto a própria Apple.

Não foi a Apple que perdeu a graça. Foi ele que perdeu a capacidade de achar a Apple engraçada. ;-)

Eu diria que, em parte, eu também. Mas não me queixo da Apple. Nem sequer me queixo. Entendo que é parte da vida. Envelhecemos, como ele próprio diz ao contar que foi à primeira MacWorld aos 10 anos.

Ir ao circo aos 20, 30, 40, 50 anos não é o mesmo que ir aos 10. :-)

A grande mudança nos produtos, sua interface, seu marketing é que antes a Apple era “para os da interna”, como ele, eu e vários dessa lista se sentiam. Connoisseurs, iniciados, membros de uma tribo selecionada, que entendia private jokes. Hoje a Apple “caters” (desculpem o inglês, mas é a palavra que me parece perfeita. “serve”, atende), não mais para os iniciados e fiéis seguidores, mas para todo mundo, e esse “todo mundo”, no sentido estrito e largo, não quer nem precisa saber de internalizados, detalhes técnicos — ninguém sabe ou se importa a quantos Gigahertz funciona o processador A<n> de um iPhone. E, por outro lado, como a grande maioria dos clientes de agora não entende nada de tecnologia, nem quer, nem precisa, nem deve, cada vez mais se pode fazer menos na parte de personalização dos sistemas.

No passado em que o autor era feliz todos os ícones de HD eram substituídos por algo engraçado, os HD’s eles mesmo se chamavam “Yoda” ou sabe-se lá o que. Os Macs (o meu ainda) se chamavam, na rede, por nomes diferentes de Mac1, Mac2, e até a fonte do Finder podiam ser substituídas.

Só que várias dessas ações podem produzir chamadas ao suporte. Que custa dinheiro e arranham a imagem do produto. Se alguém joga fora algo da pasta Library/Biblioteca do usuário o sistema pode parar e a culpa é da Apple. Donde, suma-se de vista com ela. E dessa forma o Mac “perde a graça”. Para os corajosos, como muitos dessa lista, restam os programas que alteram via interface gráfica recursos do sistema (ainda que as fontes estejam cada vez mais “trancadas”), e para os mais fortes ainda há o Terminal.

Mas o Mac, a Apple, assim com o mundo, nunca é mais a mesma. “A mesma” Apple é uma entidade que existe apenas na memória, assim como as madeleines de Marcel Proust. Paulinho da Viola disse bem: “Eu não vivo no passado. O passado vive em mim.”.

Vamos em frente, pois. Eu quero um iPhone X, apesar de não entender bem o que o Tim Cook pretendeu com um dia dizer que a Apple não vende para os ricos e nos dias seguintes apresentar um iPhone mais caro.

abraços,

Mario Jorge