[Mac-BR] Rede e macs que não desligam

Luiz Morikio luizmorikio em yahoo.com.br
Quinta Agosto 30 05:47:57 PDT 2018

Oi, Pessoal!
 Aqui no estúdio, temos um macmini 2010 com um disco externo lacie que faz o papel de servidor dos nossos arquivos. Somos poucos macs ligados em rede com essa máquina todos os dias ( normalmente 4 imacs, no máximo, 6). Tudo funciona de forma satisfatória. O que está acontecendo: de uns tempos pra cá alguns imacs não querem dar shut down (coisa que não acontecia antes). Eles ficam na tela escura e com o simbolo do reloginho (ventiladorzinho) girando e nada de desligar. Temos que forçar o dedo no botão pra desligar. Outro dia eu ejetei primeiro o disco do servidor e o imac desligou normalmente, o que me faz acreditar que o problema passa de alguma forma pelo mac mini (não temos provas, mas temos convicção). Vcs já passaram por isso? Tem alguma ideia do que possa ser? O que eu posso fazer?
Muuuuito obrigado desde já.
Qualquer dica é bem vinda.

Luiz Morikioimac, Late 2015, 8GB , rodando high sierra (todas as máquinas são mais ou menos parecidas com essa)
mac mini 2010, 2GB, com el capitan