[Mac-BR] Memoria vs Swap Memory

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Tue Mar 6 02:37:06 PST 2018

Dandalo,

Não existe essa fórmula.

Por que? Porque funciona assim: o Sistema vai “enchendo” a RAM e quando precisa de mais RAM, faz swap (troca) um naco do que está armazenado na RAM para um arquivo no HD. Quando precisa de alguma coisa que ele sabe que está no swapfile (arquivo de troca, memória virtual) que está no HD ele novamente troca, geralmente nesse momento criando um novo swapfile, que novamente será trocado. Com esse troca-troca informações de um mesmo programa podem estar em dois swapfiles, o que faz com que a operação seja contínua.

Se você tiver 4 Giga de RAM e só abrir um browser (que não o Chrome que sabe-se que consume muita RAM). O OS talvez não faça nenhum swapfile e você viverá tranquilo por muito tempo. (nota: dependendo da versão do macOS ele cria um swapfile 0 de qualquer modo).

Agora, independentemente da quantidade de RAM que a sua máquina tem, se você abre e mantém abertos e operando muitos programas começa a criação de swapfiles. 0, 1, 2, 3… Uma época tirei uma foto de tela de 30 e poucos. Pra se livrar deles, sem perda de dados, só um restart.

Principal contra: se o seu HD é convencional, depois de um tempo a máquina vai caindo visivelmente de performance até quase parar. É do que você está falando. Olhar os swapfiles não ajuda nada :-).

Solução simples, segura e testada, independentemente da quantidade de RAM ou uso do Mac: usar um SSD para instalar o sistema onde também é criada a partição VM. Sim. Curiosidade: em SSD formatados em APFS, o novo sistema de arquivos da Apple o diretório /var/vm agora é uma partição (Terminal: diskutil list <enter> para quem quer ver).

Antes disso, em uma época considerei um “hack” existente que era plugar um cartão de memória de câmera e alterar o sistema para que o diretório /var/vm ficasse no SSD. O meu MacBook anterior, apesar de ser um i7 quad core, 16 giga, quase parava. Aí comprei um kit da Other World Computing - macsales.com - e pus o HD no lugar do CD/DVD e um SSD com o sistema na baia do HD. E ganhei um computador que funciona até hoje muito bem, obrigado.

O resto é literatura de ficção.

Nesse momento, 3 dias ligado, 19 programas abertos além do Finder, meu MacBook Pro 15” 2012, 16 Giga de RAM, SSD de 750Giga tem 3 swapfiles de 1 Giga criados. Mas nenhum deles é o Photoshop ;-).

abraço,

mj