[Mac-BR] Dia da faxina

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Nov 22 17:26:24 PST 2018

 Eu ia intervir, porque o Dandalo fez um caminho para quem sabe onde fica. Mas, antes, muito cuidado. Só apaguem coisas que vocês tem certeza que podem apagar e, principalmente, tenham sempre um backup, de preferência feito via Time Machine, e antes de começarem a apagar.

Ficou falando dizer onde ficam os backups de aparelhos com iOS e listar outras coisas descartáveis (ainda que várias, assim como os logs, voltem).

Há tres pastas de Caches, que podem ser esvaziadas (jogue no lixo somente o conteúdo, de restart e esvazie o lixo).

Duas visiveis:
/Biblioteca/Caches
/Sistema/Biblioteca/Caches

E uma invisível: chega-se a solução do Dandalo, ou com o atalho de teclado Command+Shift+g vai se abrir uma janela. Escreva ~/Biblioteca ou ~/Library. Você chegou na Biblioteca invisível.

~ (til, atenção quem usa teclado em português tem teclar ~ e espaço em seguida) quer dizer “seu home folder” ou /Users/<seu nome curto/

Lá estão, dentro de ~/Biblioteca/

ApplicationSupport/MobileSync (os seus backups de iPhone, iPad, etc, alguns muito antigos e eventualmente enormes). Apague só se tiver certeza. E faça um novo em seguida. Ele vai no máximo ficar menor.

iTunes/

dentro dessa pasta estão em “iPad Software Updates”, “iPhone Software…” etc as atualizações que podem, solenemente, ser jogadas fora.

Para os usuários avançados, dentro da pasta Biblioteca = Library do usuário há eventualmente resíduos de programas que não estão mais no computador. Mas tomem cuidado para apagar coisas simplesmente porque não conseguem identificar.

Abraços, boa sorte, e agradeçamos ao Dandalo a boa lembrança,

Mario Jorge