[Mac-BR] Silêncio?

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Wed Jun 19 04:26:34 PDT 2019

Rudimar,

O ideal, e perfeito, seria zerar o imposto de importação, como é em quase todo o mundo, já que o Brasil não tem _nenhuma_ produção nacional desses produtos. E eles são necessários a todas as atividades, públicas e privadas. Mas se você for olhar o documento da Receita Federal que tem as tarifas de importação até peça para supercomputador tem imposto (alto) de importação. Espero que isso aconteça. Há outras coisas absurdas. Um produto que custa “X” é taxado sobre o valor do produto, frete e seguro (preço CIF, versus preço FOB, na origem, apenas a mercadoria). Você “importa” frete e seguro. Depois há uma cascata de custos, como armazenagem, taxas aeroportuárias. Já passei por isso. Se você demora a liberar o produto fica pagando armazenagem. Por dia.

A Apple também podia dar uma ajudinha mudando a política de preço para o Brasil. Deviam mandar um executivo a um shopping de luxo, como o Village Mall, onde está a primeira loja Apple no Brasil, com a lista de preços de varejo na origem de algumas lojas e comparar com o preço praticado no Brasil. O aumento médio — esqueça o Imposto de Importação, é uma decisão comercial — é relativamente pequeno em relação ao preço no exterior. Já os produtos da Apple custam cerca de 2 vezes e meia o preço nos Estados Unidos. O preço alto não é apenas por conta da taxação brasileiras (temos ICMS de quase 20% no Rio de Janeiro), mas por conta do valor usado como base para cálculo do preço. Ou seja: a Apple americana aparentemente vende para a Apple do Brasil pelo preço de varejo nos Estados Unidos. Só assim se explica o alto preço dos produtos da Apple no Brasil, enquanto no resto do mundo o preço é quase igual ao americano. Na Europa a diferença se deve, principalmente, ao Imposto de Valor Agregado aplicado no momento da compra, que já tive restituído parcialmente na França, e que barateia um pouco o produto para o turista eventual.

E uma ressalva: na comparação de preços entre Estados Unidos, Brasil, e outros países há um erro de método. Nos Estados Unidos um produto Apple de US$100.00 recebe, ao ser vendido, o Imposto de Vendas, Sales Tax. Ou seja: custa um pouco mais do que na verdade parece. 8,75%, se não me engano, em Nova Iorque, por exemplo (era menos, 8,25%, foi subindo com o tempo). Já no Brasil o ICMS está incluído no preço, assim como na Europa o imposto também faz parte do preço anunciado. Compara-se bananas com laranjas.

Abraço,

Mario Jorge