[Mac-BR] Recuperando espaço no HD

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Wed May 22 06:27:15 PDT 2019

Christian,

Se você usa Time Machine ele é o culpado.

O MacOS no “about” te mostra a ocupação do HD com arquivos visíveis pode ser útil.

Mas… se você manipula arquivos grandes, usa Time Machine, e o SSD está em APFS os backups são armazenados no sistema de arquivos (File System) como snapshots. Rode o Disk Utility mesmo de dentro do disco de partida e ele vai mostrar os snapshots, pontos de backup. Isso aliás, tornou rodar o Disk Utility extremamente demorado. Ele examina um por um. As vezes são muitos.

Não me preocupei muito mais com isso, inclusive porque a solução mais simples é via linha de comando e também demora. Não tem “apague todos os snapshots”. Aliás, lembrando bem, acho que tem, basta você mandar apagar um número maior do que o existente. Se existem 10, manda apagar 11.

Continuo não recomendando programas de manutenção fora os de manutenção de sistema de arquivos como Disk Warrior. A razão, bem simples, é que eles, eventualmente, apagam coisas que não deviam apagar, só porque “não tem registro” (essa é para quem viu Perdidos no Espaço, a série). :-)

abraço,

mj