[Mac-BR] Captura de áudio no Big Sur

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Mon Dec 7 08:07:44 PST 2020


Ari, 

A Microsoft não vende media — audio e vídeo — e como toda corporação não se preocupa com os direitos de terceiros, salvo quando pressionada, donde não tem interesse nem razão para criar obstáculos à gravação de tela.

Periodicamente desenvolvedores “furam a barreira” e periodicamente a Apple fecha ou _tenta_ fechar. O Big Sur é profundamente mais complicado que os sistemas anteriores. A partição do sistema é read-only _mesmo_. E instalei em um SSD externo, pluguei em uma máquina com o Catalina e única partição que apareceu no Finder foi uma chamada Update. A partição “Data” não montou no Finder, mas montou em /Volumes/.

Não adianta se lamentar e comparar — a Apple do passado que você tem saudade estava à beira da falência e se continuasse a ser gerida como foi por Spindler e Amelio teria falido de todo.

Abraço, 

Mario Jorge

> On 7 Dec 2020, at 11:39, Ari <ari.silveira at gmail.com> wrote:
> 
> Mario Jorge,
> 
> Tudo bem, mas existem tantas outras formas de violar direitos autorais no Mac. Gravar a tela é só uma delas. E muita gente precisa fazer captura de vídeo e áudio da tela profissionalmente, sem violar nenhum direito, para fazer streaming pelo YouTube ou redes sociais, principalmente agora, que reuniões e seminários ocorrem remotamente.
> 
> Para transmitir um webinar via YouTube, preciso que o software de streaming (no caso, o OBS Studio) capture a tela da videoconferência (Jitsi Meet, por exemplo). Para transmitir e ouvir o que estou transmitindo, tive que configurar um “dispositivo com saída múltipla” no app Configuração de Áudio e Midi, marcando o Soundflower e a Saída Integrada. No painel de preferências Som, tenho que selecionar o Soundflower como entrada e o Dispositivo com saída múltipla como saída. Aí consigo transmitir e ouvir o que estou transmitindo. Só que o controle de volume da saída fica desativado.
> 
> O ridículo é que no Windows o OBS captura diretamente a tela com áudio, sem necessidade de configurações adicionais. Mesmo na época em que a Apple vivia seus piores dias, com Spindler e Amelio, era impensável que fosse possível fazer a mesma coisa no Windows com mais facilidade (ou com menos passos) do que no Mac.
> 
> Abraço,
> 
> Ari
> 
> 
>> Em 5 de dez de 2020, à(s) 13h58, Mario Jorge Passos <mj at passos.net <mailto:mj at passos.net>> escreveu:
>> 
>> Ari, 
>> 
>> Para a Apple isso não é um problema e por isso ela não preocupa nem vai  resolver. Você poder reintroduzir o audio (e/ou vídeo) no Mac contorna a proteção contra cópia de produtos de audio e vídeo comercializados pela Apple e seus parceiros — Apple TV+, Apple Music, etc. Donde, para ela é uma política. Logo no início do iTunes era possível por as faixas com DRM (proteção digital) e uma trilha do iMovie — mesmo sem imagem — e salvar em seguida: sem DRM. Isso, por exemplo, acabou logo.
>> 
>> Acho altamente improvável que isso seja possível no Big Sur. O que Apple pode, sim, fazer é tornar cada vez mais difícil você mapear a saída de audio para um dispositivo virtual. 
>> 
>> Abraço,
>> 
>> Mario Jorge
>> 
>> 
>> 
>>> On 5 Dec 2020, at 11:14, Ari <ari.silveira at gmail.com <mailto:ari.silveira at gmail.com>> wrote:
>>> 
>>> Prezados,
>>> 
>>> Um bug das versões mais recentes do macOS (pelo menos no Catalina, mas acho que já ocorria no Mojave) é a impossibilidade de gravação do áudio do Mac sem o uso de software de terceiros (Soundflower, por exemplo), o que torna mais trabalhosa a gravação de videoconferências e a transmissão de lives/webinars, tão comuns nestes tempos de pandemia. A Apple conseguiu resolver esse problema no Big Sur?

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20201207/3d1f249a/attachment.htm>


More information about the Mac-BR mailing list