[Mac-BR] AMD Radeon Pro etc.

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Dec 10 10:32:08 PST 2020

Haroldo,

Essas máquinas/produtos são a versão 1.0. E são, justamente, máquinas entry-level, onde não há ofertas de 32 ou 64 giga de RAM. Supõe-se que o MacBook Pro 16 vá ter outras opções.

Repito: 16 giga são 16 giga, do mesmo modo que em qualquer computador. E se você for trabalho pesado, 32 ou 64 serão bem-vindos. O entusiasmo atual é porque os M1 são, de fato, muito mais rápidos que os Intel equivalentes. Mas serão melhores e mais rápidos. Em tempo: os M1 não tem especificações detalhadas. Mas considerando que o um mesmo M1 roda em um MacBook Air _sem_ ventoinha e em um Mac mini _com_ventoinha é de se supor que os dois operem em clocks/velocidades diferentes. Desse modo o futuro MacBook Pro 16, ou o que for (16 e meio?), deverá ter um processador mais rápido e/ou poderoso. Talvez até com mais cores/núcleos.

Sobre a questão de opções e defeitos.

1 - geralmente a Apple só tem nas lojas ou para despacho/entrega imediata uma ou duas configurações de RAM/SSD/etc. Todas as outras são fabricadas on-demand, o que elimina a questão de estoque/logística. Não é necessário prever.

2 - todos os componentes eletrônicos, incluindo RAM, SSD e processador dos MacBooks intel à venda hoje são soldados na placa, como também os dos MacBooks M1.

3 - se der defeito em qualquer componente não apenas no processador de qualquer MacBook você tem que trocar a placa mãe. É assim hoje, e será assim depois. Donde, não há variação de fator de risco.

abraço,

Mario Jorge