[Mac-BR] Instalação limpa OS Catalina

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Fri Feb 14 05:19:40 PST 2020

Francisco,

O MacBook pro estava congelando como? “Não ligar”, “congelar” e outros termos são usados de forma muito livre, tornando difícil ajudar.

Se o seu MacBook estava congelando no sentido do cursor parar e não se mover — isto seria congelar/freeze — havia algo de errado ou com o OS ou com o hardware. Você tentou resolver pela via do hardware.

Você escolheu command + Option + R, que instala a versão mais moderna compatível com o seu Mac. Você formatou o HD lógico ou o físico? O Disk Utility parou de exibir o HD físico e outras coisas. Vá no menu “view” ou “exibir” e mande “Show all devices” ou simplesmente command + 2 e escolha o HD (SSD) físico. Talvez aí esteja a origem do problema.

Ah, sim, APFS. Acho que desde o High Sierra — foi “há tanto tempo” (risos) — SSD’s são formatados em APFS por default.

Abraço e boa sorte.

Mario Jorge