[Mac-BR] Compra de Mac (era Re: processador)

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Fri Jun 5 12:33:22 PDT 2020


Haroldo,

Ambos, memória RAM e SSD são soldados. Em geral pense em MacBooks como “tudo soldado”.

Antes que alguém acuse a Apple de ma fé (pode até haver (risos), a razão principal de soldar tudo na placa, assim como o uso do conector USB-C para tudo é a espessura da máquina. Uma máquina tão fina não tem espaço para slots de RAM, SSD e conectores USB-A, etc.

abraços,

Mario Jorge

> On 5 Jun 2020, at 04:46, Haroldo Mauro <hmauro at hmauro.com> wrote:
> 
> Mario Jorge, esse modelo do link abaixo tem o SSD e memória soldadas ou dá pra fazer upgrades mais tarde?
> 
> https://www.apple.com/shop/buy-mac/macbook-pro/13-inch-space-gray-2.0ghz-quad-core-processor-with-turbo-boost-up-to-3.8ghz-512gb# <https://www.apple.com/shop/buy-mac/macbook-pro/13-inch-space-gray-2.0ghz-quad-core-processor-with-turbo-boost-up-to-3.8ghz-512gb#>
> 
> Haroldo
> 
> 
> 
>> On 5 Jun 2020, at 03:14, Mario Jorge Passos <mj at passos.net <mailto:mj at passos.net>> wrote:
>> 
>> Henrique,
>> 
>> Primeiro note que esse modelo é “o do ano passado”. Foi descontinuado em maio de 2019. A Apple lista mas ainda não vende o modelo de 2020.
>> 
>> Não, não é entry-level. Parece uma máquina bastante razoável. Se você pensa em edição de vídeo e pode usar uma máquina de mesa talvez devesse considerar a compra de um iMac ou mesmo um Mac mini, que pode eventualmente receber uma placa de vídeo externa (eGPU).
>> 
>> Abraço,
>> 
>> Mario Jorge
>> 
>>> On 5 Jun 2020, at 01:01, Henrique Ludgero <henriqueludgero at gmail.com <mailto:henriqueludgero at gmail.com>> wrote:
>>> 
>>> Boa noite,
>>> 
>>> Aproveitando a conversa...
>>> Diante dos preços praticados não sei como conseguirei trocar de notebook dentro da linha Apple. Principalmente porque a distância entre configuração e preço está cada vez mais abissal, principalmente em termos de armazenamento, pois não se pode trocar o SSD depois de comprado e o custo por GB é um absurdo.
>>> 
>>> Meu note atual é um MacBook Pro Mid 2010, com os upgrades possíveis: 16GB de RAM e 960GB SSD. Mesmo assim tá lentinho, coitado...
>>> 
>>> Este MacBook Pro seria entry-level? faixa dos 14 mil reais
>>> https://www.zoom.com.br/notebook/macbook-pro-apple-mv972-intel-core-i5-13-3-8gb-ssd-512-gb-tela-de-retina <https://www.zoom.com.br/notebook/macbook-pro-apple-mv972-intel-core-i5-13-3-8gb-ssd-512-gb-tela-de-retina>
>>> 
>>>  Então, teria que desembolsar 15 a 20 mil reais para descolar do entry-level?
>>> 
>>> Não sei o que faço. Com a pandemia e a realidade do home-office meu macbook teve que entrar em cena e a situação ficou difícil para trabalhar com plataformas de ensino e edição de vídeo. Claro que em estabilidade ele aguenta, mas como disse, muito lento.
>>> 
>>> Alguma luz???
>>> 
>>> 
>>> 
>>> Em qui., 4 de jun. de 2020 às 14:30, Mario Jorge Passos <mj at passos.net <mailto:mj at passos.net>> escreveu:
>>> Endosso 100% o aconselhamento do Jorge, e acrescento alguns lembretes e comentários, complementando o que quele disse.
>>> 
>>> - não se deve comprar as máquinas entry-level na configuração padrão. Se possível evitem comprar as máquinas entry-leve, as mais simples e baratas. 
>>> - esqueçam o “Turbo Boost”, olhem apenas o clock nominal. Listar o Turbo Boost é mais marketing do que outra coisa.
>>> - lembrem-se que na maioria das máquinas a RAM é _soldada_ e em algumas até o SSD (HD de estado sólido) também é soldado = não é possível upgrade posterior.
>>> - os iMacs, que vem com HD’s convencionais (felizmente substituíveis, mas não por leigos totais) são outro crime. O macOS, apesar disso não ser explicitado, é feito para SSD’s. E para piorar a Apple usa HD’s lentos. 
>>> - estude bem antes de comprar um Mac, se você vai fazer uso profissional dele em audio, video, gráficos, etc. O barato pode sair muito caro. 
>>> - a melhor exceção à regra são os Mac minis com placas gráficas externas (não vendidas pela Apple), que conseguem ser um caminho do meio para quem precisa de GPU’s possantes e não quer ou pode gastar muito.
>>> 
>>> Abraços,
>>> 
>>> Mario Jorge
>>> 
>>> 
>>>> On 4 Jun 2020, at 09:24, Jorge Maia <jh.maia at yahoo.com.br <mailto:jh.maia at yahoo.com.br>> wrote:
>>>> 
>>>> Haroldo,
>>>> 
>>>> De maneira bem simplista, o sistema faz um “overclock” quando há uma demanda maior por processamento e, no resto do tempo, trabalha mais lento.
>>>> 
>>>> Meu conselho, de ordem pessoal, é evitar esses macs de 1.4GHz. Aliás, todos os modelos entry-levei só se tiver uma utilização muito básica mesmo, pois vai sentir falta de fôlego mais cedo ou mais tarde.
>>>> 
>>>> Ah, e para lembrar, 4GB de memória, jamais. É um crime a Apple vender macs com essa configuração nos dias atuais. No mínimo, 8GB, mas sempre que puder, o máximo que seu bolso permitir.
>>>> 
>>>> Abraços
>>>> 
>>>> Jorge Maia
>>>> Porto - Portugal
>>>> 
>>>>> Em 04/06/2020, à(s) 12:23, Haroldo Mauro <hmauro at hmauro.com <mailto:hmauro at hmauro.com>> escreveu:
>>>>> 
>>>>> Bom dia,
>>>>> Nos modelos atuais de Macbook 13, há dois tipos processadores:
>>>>> 
>>>>> 1.4GHz turbo boost até 3.9GHz
>>>>> configurável pra 1.7/4.5
>>>>> mais barato
>>>>> e
>>>>> 2.0GHz turbo boost até 3.8GHz
>>>>> configurável oara 2.3/4.1GHz
>>>>> mais caro
>>>>> 
>>>>> Pra leigo como eu isso é confuso. 2.0GHz é mais rápido, obviamente, que 1.4.
>>>>> Mas e esse turbo boost? Tanto nas configurações padrão como nas personalizadas o boost é maior no Mac mais barato.
>>>>> Na prática, como o Turbo Boost afeta o desempenho da máquina?
>>>>> 
>>>>> Haroldo
>>>>> 
>>> 

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20200605/5775099f/attachment.htm>


More information about the Mac-BR mailing list