[Mac-BR] Duas coisas: uma para quem tem Mac com SSD soldado, e outra sobre backup e serviços online (iCloud, Google Drive, etc)

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sun Nov 22 06:51:11 PST 2020

Pessoal,

Sempre que acontece uma tragédia digital, como estou vendo acontecer — uma criança de 3 anos jogou água em um teclado de de MacBook modelo recente — me vem a lembraçã de escrever aqui e acabo não escrevendo. Mas vamos lá.

1 - para quem tem um MacBook ou iMac ou qualquer outro Mac recente com SSD soldado na placa mãe, ou mesmo qualquer um que tem um Mac; Compre um HD pelo menos 1 vez e meia maior que o seu, plugue no seu Mac e siga as instruções para habilitar o backup via Time Machine. Explico: se, por exemplo, cair água no seu MacBook de 20 mil reais os dados que estão nele, os seus dados — Fotos, textos, planilhas — podem ficar permanentemente inacessíveis. Para sempre. Donde: façam backup via Time Machine. Que, além disse, protege contra apagar tanto documentos como o conteúdo desses: abrir um documento de Word, sem querer selecionar tudo e savar. Lá se foram meses de trabalho. Mas o Time Machine recupera tudo em minutos.

2 - sobre os “serviços de nuvem”. ATENÇÃO!!!! Esses serviços NÃO são backup. “Tenho tudo bacakapeado no iCloud” é uma afirmativa equivocado. Apagou do iPhone, do Mac, apagou de todos os lugares, inclusive do iCloud. Zero backup. Todos eles tem algum tipo de “voltar atrás”, pegar no lixo, mas apenas para algum tempo atrás, no máximo meses. Depois, adeus! Donde: não os considerem como backup e façam backup pelo menos com o/a Time Machine.

Os que tem dados realmente preciosos ou importantes recomendo contratar um serviço de backup online como CrashPlan da Code42 ou outros como Backblaze, Carbonite. etc. Não são grátis — em média US$10/mês. Mas valem cada centavo para quem precisa.

Abraços,