[Mac-BR] M1X ou M2?

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Apr 29 15:03:18 PDT 2021

Ari e Jorge,

Com já comentei aqui (comentei?) o M1 que equipa o mini, Air, MacBook Pro e iMac é nominalmente o mesmo. Mas.. ele não pode estar rodando com o mesmo clock e/ou outros parâmetros, porque no Air ele não tem ventoinha e no MacBook e mini ele tem, o que indica que ele deve gerar mais calor, o que faz supor um clock maior. Omiti o iMac porque como não foi entregue ainda os sites tradicionais ainda não abriram um.

Os A<n> dos i<coisas> tem o mesmo nome, mas suponho que em um iPad Pro ele possa rodar mais rápido porque na mão o calor não ia ser suportável _e_ a bateria iria embora em minutos.Não há versão “Pro” (mais) ou “Celeron” (menos) dos processadores A. Nos i<coisas> a Apple, desde o início, deixou de publicar dados técnicos. Ao contrário do mundo clássico dos PC”s as únicas coisas enfatizadas são a resolução da tela, duração da bateria ou versão do processador, com alguns números. Mas ninguém fala em clock, petaflop, até mesmo em RAM. Os M parecem caminhar na mesma direção.

A série de “is” da Intel diz respeito à potencia, computiing power do processador. Os M’s seriam mais Kaby Lake ou Haswell, geração de processador.

São os meus 2 cents.

Ah, a única dúvida vai ser o MacPro, que demorou anos para nascer e já nasce precisando de um transplante. Com resoverão? Com um M&M? :-)

Vamos ver como será o futuro próximo.

abraços,

mj