[Mac-BR] Certificado vencido e macOS 10.11 (era Re: Problemas de navegação com o Safari)

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Dec 2 12:48:25 PST 2021

Oi João Marcos,

O assunto foi tratado recentemente, a questão é que a validade do certificado-raiz do macOS perdeu a validade.

Copio e colo abaixo a receita, do Luiz Pimenta em resposta ao Dandalo Gabrielli.

Abraço e boa sorte.

Mario Jorge

————
On Fri, Oct 8, 2021 at 12:33 PM Dandalo Gabrielli
<dandalogabrielli at terra.com.br <mailto:dandalogabrielli at terra.com.br>> wrote:
> E onde você importou esse novo certificado?
> Quero dizer… de onde ele veio? Baixou ele?

Dandalo, baixei daqui
http://x1.i.lencr.org/ <http://x1.i.lencr.org/>

seguindo o tutorial indicado pelo time do Vivaldi no Twitter:

Certify The Web Docs
Lets Encrypt DST Root CA X3 expiry Sept 30th 2021
https://docs.certifytheweb.com/docs/kb/kb-202109-letsencrypt/ <https://docs.certifytheweb.com/docs/kb/kb-202109-letsencrypt/>

Brave, Safari, Vivaldi e Chrome voltaram a funcionar (não abriam
Wikipedia por exemplo) mas o Apple Mail ainda não conversa (segurança)
com os servidores da DreamHost.

Tentei o setup de uma conta vivaldi.net <http://vivaldi.net/> no Apple Mail agora e funcionou.

Luiz

————