[Mac-BR] Uso intenso de memória virtual nos Macs M1

Ari ari.silveira at gmail.com
Thu Feb 25 09:48:46 PST 2021

Galera,

O que vocês acham desses relatos de comprometimento da durabilidade dos SSDs nos Macs com chip M1? Para mim, a história parece fazer sentido. Muita gente ficou impressionada com o desempenho desses Macs entry-levei e acabou comprando-os para uso mais pesado, como edição de vídeos 4k, e ainda mantando vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Parece que o acesso a esses SSDs soldados na placa lógica é muito rápido e a pessoa não percebe que está usando memória virtual. Mas usa – e muito. E toda essa gravação, leitura e apagamento de arquivos de swap poderia causar danos permanentes ao SSD. É isso mesmo?

Sei que a Apple costuma ignorar apelos e decidir sozinha o que é “melhor” para os usuários, mas será que seria sonhar demais que futuras gerações dos chips da série M tenham soquetes que permitam o upgrade para chips com mais núcleos de CPU e GPU e mais RAM unificada? Ou isso poderia trazer perda de desempenho, em comparação com o chip soldado na placa lógica? No passado, vários modelos de Mac 68k, PowerPC e, se não me engano, até mesmo alguns modelos Intel tinham possibilidade de upgrade de processador.

Abraços,

Ari Silveira