[Mac-BR] Uso intenso de memória virtual nos Macs M1

Dandalo Gabrielli dandalogabrielli at terra.com.br
Thu Feb 25 16:34:07 PST 2021


2 Centavos sobre o upgrade de processadores.

Eles são um retrato de uma época que se podia fazer mais upgrades na maquina. Era a época do bege.  Verdade é que a máquina vinham mais básicas.  A torre mais poderosa da Apple ainda precisava de uns belos upgrades para ir para o mercado profissional.

Os upgrades que existiram de 1987 a 2004, existiam por que você conseguia comprar do fabricante/fornecedor do processador da Apple. Assim ele era mais fácil fazer algo acessível a qualquer um.

Já upgrades de processador da época intel, exigem muito mais conhecimento e técnica para poder realizar a operação. Verdade também é que necessidade de dissipação de calor mudou absurdamente, complicando tudo. Se não me engano apenas Mac mini e Imac que podem fazer. 

Agora com a Apple fabricando o próprio chip, isso acabou por completo. Esse conceito de upgrade nunca esteve na companhia.


[[[ ]]]'s

Dandalo Gabrielli


> On 25 Feb 2021, at 14:57, Mario Jorge Passos <mj at passos.net> wrote:
> 
> Ari, 
> 
> Isso me parece história da carochinha. Para começar: o SSD estar soldado ou não na placa lógica não altera em nada a velocidade de acesso. Apenas torna o gabinete mais fino. Memória virtual/swap sempre existiu. E 3 meses depois do lançamento alguém já estar percebendo pane em um equipamento parece ainda mais fantasioso.
> 
> Quanto a upgrades nos processadores, basta olhar para o passado. Quando você viu alguém trocar o processador de um Mac? Você fala que era possível. Mas na vida real isso quase nunca era viável ou financeiramente interessante. Ah, e o M1 também é soldado não apenas pela questão de espessura mas também de simplificação do processo de produção. Entre encaixar diversos componentes, que podem se desencaixar e um robô soldar um só componente não há dúvidas para quem fabrica.
> 
> abraço,
> 
> Mario Jorge
> 
>> On 25 Feb 2021, at 14:48, Ari <ari.silveira at gmail.com <mailto:ari.silveira at gmail.com>> wrote:
>> 
>> Galera,
>> 
>> O que vocês acham desses relatos de comprometimento da durabilidade dos SSDs nos Macs com chip M1? Para mim, a história parece fazer sentido. Muita gente ficou impressionada com o desempenho desses Macs entry-levei e acabou comprando-os para uso mais pesado, como edição de vídeos 4k, e ainda mantando vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Parece que o acesso a esses SSDs soldados na placa lógica é muito rápido e a pessoa não percebe que está usando memória virtual. Mas usa – e muito. E toda essa gravação, leitura e apagamento de arquivos de swap poderia causar danos permanentes ao SSD. É isso mesmo?
>> 
>> Sei que a Apple costuma ignorar apelos e decidir sozinha o que é “melhor” para os usuários, mas será que seria sonhar demais que futuras gerações dos chips da série M tenham soquetes que permitam o upgrade para chips com mais núcleos de CPU e GPU e mais RAM unificada? Ou isso poderia trazer perda de desempenho, em comparação com o chip soldado na placa lógica? No passado, vários modelos de Mac 68k, PowerPC e, se não me engano, até mesmo alguns modelos Intel tinham possibilidade de upgrade de processador.
> 
> _______________________________________________
> Lista Mac-BR
> Mac-BR at lists.powercity.net
> Para ir aos arquivos, assinar, desassinar e modificar sua assinatura visite:
> http://lists.powercity.net/listinfo.cgi/mac-br-powercity.net

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20210225/06b08aeb/attachment.htm>


More information about the Mac-BR mailing list