[Mac-BR] Armazenamento iCloud

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sat Jan 23 04:26:34 PST 2021

Junior,

Como todo mundo já disse, iCloud não é backup, é uma ferramenta de sincronização entre aparelhos, assim como são Dropbox, Google Drive, One Drive.

E muitas pessoas já passaram pela sua situação: o iPhone enche, apagam e descobrem que para liberar apagaram da biblioteca de todos os aparelhos.

Para liberar espaço há uma opção, que é “otimizar as fotos nesse aparelho”. No aparelho — iPhone, Mac, iPad — ficam apenas fotos de baixa resolução e o original vai para a armazenagem da Apple. Quando você toca ou clica na foto o original é baixado para o aparelho.

O seu sobrinho, se você usa a opção familiar, deve ter uma conta, ID, separado do seu e não pode apagar as suas fotos.

Para ter o que você quer você deve desvincular o aparelho do iCloud e passar a gerenciar as fotos manualmente. As fotos novas seriam levadas via USB para um Mac, por exemplo, e de lá para o iCloud. Note que o iCloud tem um “apagadas recentemente” que você consegue acessar pelo Mac e por um navegador abrindo o site iCloud. Ele mantém as fotos por um ou dois meses.

Ah, backup é ter um Mac ligado a essa conta _e_ com um HD externo fazendo Time Machine continuamente.

Abraço,

Mario Jorge