[Mac-BR] Placas de upgrade

Ari Silveira dos Santos Filho ari.silveira at gmail.com
Tue Mar 2 05:50:54 PST 2021

Dandalo,

Hoje é impensável, mas já houve até uma placa de upgrade oficial da Apple, lançada em 1994, durante a transição de 68k para PowerPC. Fabricada pela Daystar, ela trazia o chip PPC 601 rodando a 50 ou 66 MHz e era destinada a Macs das linhas Quadra, Performa e LC. A placa era plugada no soquete no lugar do processador original (68040 ou 68LC040), o qual, por sua vez, tinha que ser plugado na própria placa de upgrade. A máquina ficava então com os dois processadores.

Essa placa, que a Apple comercializava com o nome Macintosh Processor Upgrade Card, também foi vendida pela Daystar como Daystar PowerCard 601-50/66. Além disso, a Daystar vendia uma versão de 100 MHz.De tanto ver anúncios dessas placas em revistas americanas e britânicas, eu quis comprar uma para meu Performa 630CD, mas não achei aqui no Brasil. Na época não havia facilidade de comprar tudo pela internet, que ainda engatinhava por aqui.

Abs,

Ari