[Mac-BR] A Apple e o Brasil

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sun May 2 15:35:08 PDT 2021

Caio,

A resposta é: muita gente. Muita gente usa o Mac em Português. E muita gente não sabe digitar option+c para ter c cedilha.

Nenhum croata ou belga ou tailandês precisa ou precisou desse aprendizado. O layout “soft” para Mac faz supor que haja gente que só sabe digitar em ABNT2 e usa mac e de que há também gente que liga teclados de PC no Mac, porque usa PC e Mac e não aprendeu ou não quer aprender como digitar em um teclado US — que para PC são quase impossíveis de comprar no Brasil.

Donde, mantenho o meu ponto. A atitude da Apple diante do Brasil pouco mudou nesses anos todos. Lá, no passado, alguém exigiu um teclado em Português. Entregaram teclados de Portugal.

Por que não construir teclados ABNT quando constroem teclados em… Belga? Vejamos.. Bélgica: população 11,4 milhões de pessoas. População do Brasil 211 milhões de pessoas. Lembre-se que nos Estados Unidos _e_ na Bélgica PC’s e Macs tem teclados iguais ou quase iguais. Command + Option, Ali-Windows é a única diferença significativa no teclado americano.

Quem usa Mac e PC no Brasil tem que ficar se adaptando. Não há nenhuma lógica em não fazer um teclado para Mac ABNT2. E, como nos outros países, oferecer o teclado americano como opcional. Não o contrário.

Quem comprou MacBook em viagem sabe o que isso quer dizer.

abraço,

mj