[Mac-BR] A Apple e o Brasil

Marcos Ferrao mferrao at mac.com
Wed May 5 06:42:34 PDT 2021

> On 1 May 2021, at 18:43, Mario Jorge Passos <mj at passos.net> wrote:
>
> Uma amiga está comprando um Mac na Europa e fui parar na página de layouts de teclado da Apple.
>
> Tem teclado para a Belgica. Croácia, Suécia e Finlândia (um só para os dois), Holanda, Israel, Bulgaria, República Checa, Dinamarca, Noruega, Romênia, Rússia, Taiwan… e, claro Portugal.
>
> Todos países menores que o Brasil.
>
> Agora, e teclado ABNT2? Claro que não tem.
>
> Para a Apple, que tem aqui Apple Stores, o Brasil é menor menos importante que todos esses países.
>
> abraços,

> [...]

Meu primeiro desktop Apple foi um Performa 6360 com teclado de Portugal.
O segundo já foi um iMac 17.
Essa questão de teclado confesso que nunca foi muito importante para mim tanto que atualmente uso um estendido usb apple e eventualmente um abnt2 quando preciso usar o terminal no windows já que o teclado apple vem com teclas de função programadas previamente.
Não vejo que o fato da inexistência de teclado ABNT2 como desatenção da apple para com o consumidor brasileiro mas sim como uma questão comercial.
Por conta da politica alfandegaria e comercial do Brasil os produtos Apple ficaram meio que aninhados em nichos empresariais e de membros de classe social mais elevada.
Acho que o próprio Jobs chegou a comentar sobre isso quando perguntado a respeito…
Não vejo perspectiva de melhora dessa situação.
É mais ou menos como ocorre em relacionamentos, para amar e curtir as vezes é preciso ceder. O que é um teclado frente a uma máquina e um sistema que sempre esteve a frente da maioria?
Pagar mais de R$ 20.000 num iMac novo colorido até posso mas pro tipo de uso que faço do computador atualmente não compensa, pelo menos por enquanto…

Marcos A.Caparelli Ferrão
Brasília - DF
iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2019)
3 GHz Intel Core i5