[Mac-BR] Dúvidas sobre Time Machine

Ari ari.silveira at gmail.com
Sun Oct 3 11:22:43 PDT 2021

Pessoal,

Tenho algumas dúvidas sobre Time Machine.

1) Não deixo o HD “verde” (refiro-me à cor do ícone, claro) plugado o tempo todo no Mac. Costumo fazer os backups uma vez por mês, mais ou menos. O problema é que geralmente o backup empaca na fase “preparando”, ou então fica horas (sem exagero) parado em determinada quantidade de dados. Será que o correto é manter o HD conectado ao Mac o tempo todo?

2) Algumas vezes, resolvi arriscar e reformatar o HD externo para fazer o backup do zero, mesmo sabendo que assim perderia alguns “estados” anteriores do Mac. A última vez que fiz isso foi ontem, pois pretendo levar o Mac à assistência e estava há três dias tentando fazer um backup atualizado dos dados. A tentativa deu certo, consegui concluir o backup agora há pouco. Mas, voltando ao Disk Utility: ao formatar o HD de backup, percebi que a opção “Mac OS Extendido”, a.k.a. HFS+, estava selecionada. Mudei para APFS. Será que a lentidão que vinha acontecendo estava sendo causada pela formatação no sistema de arquivos antigo? Vai melhorar no APFS?

3) O Mac a que me refiro é um velho MBP 13” mid-2012, com upgrades de memória (8 GB para 16 GB) e armazenamento (de um HD de 750 GB para um SSD de 2 TB) feitos há três anos. O HD do Time Machine é de 4 TB. Aguardo o possível lançamento dos Macs M1X no próximo dia 12 para comprar um novo, com o máximo de RAM e SSD que eu conseguir pagar, já que os Macs novos não permitem futuros upgrades que possam prolongar sua “vida útil’. Se meu Mac novo tiver 8 TB de SSD, terei que comprar um HD externo com o dobro dessa capacidade, necessariamente?

Abraços,

Ari