[Mac-BR] Backup, HD bootável, etc, (era Re: SIP e Catalina)

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Oct 7 08:07:44 PDT 2021

Oi Patrícia,

Bom você escrever. Eu tomei as afirmativas do Marcello como fato. Eu não tentei clonar um HD com Catalina com o Carbon Copy Cloner. Ele, parece, começou pelo fim. Foi mexer no SIP, system integrity protection, que não tem nada a ver com o backup, porque desabilitar SIP apenas tornava as pastas do sistema editáveis, o que antes era possível e com o SIP foi trancado. Mas com o Catalina foi criado um sistema de duas partições, dois volumes, mas que se montam no Finder como um só (teóricamente complicado, mas praticamente simples). E o volume volume/partição do sistema não pode ser tornado read/write mesmo desabilitando SIP. E isso não tem nada a ver com backup, novamente.

Você usa o SuperDuper, que eu só usei uma ou duas vezes, mas o Carbon Copy Cloner, que é semelhante, informa que clona um HD com o Catalina perfeitamente, sem necessidade de manobras radicais. Donde nada deve ter mudado.

O que muda, mas com os M1, é que em caso de pane interna, informa a Bombich, do CCC, a máquina não boota por um HD externo. Ah, e a “butabilidade” externa por HD’s firewire parou em algum momento. Mas “quase todo mundo” já migrou para USB ou Thunderbolt, ou nem sabe mais o que é Firewire. :-).

A respeito do que você fala, para a compra de um novo Mac eu preferiria o Time Machine.

Ah, se não tiver programas que possam parar de funcionar, atualize sim para o Catalina.

Em tempo: o 10.11 não consegue mais checar mail em alguns provedores.

abraço,

Mario Jorge