[Mac-BR] Backuo Infinito no WhatsApp

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Tue Sep 21 11:23:25 PDT 2021

Primeiro, vamos deixar claro, para quem não sabe.

Exitem versões de rede Wi-FI que usam a frequência de rádio de 2.4 GHz (gigahertz). As mais modernas usam a frequência de 5 GHz. E que não tem _absolutamente_ nada a ver com 5G (quinta geração) de telefonia celular. Mas inventaram o “Wi-FI 5G”. Não existe Wi-Fi 5G. Existe, sim, Wi-Fi 6, ainda muito pouco difundido.

Fora isso, equipamentos mais sofisticados oferecem as duas frequências sob apenas um nome e o seu equipamento se conecta à que oferece melhor performance.

O modem estar ligado à fibra ou outro meio não quer dizer que a Internet que ele oferece seja, obrigatoriamente boa,

Dito isso, acabo de ver que o corretor ortográfico, gentilmente, transformou “shaping” em “sharing”. A expressão correta é traffic shaping. As operadoras “moldam” o tráfego que vai e que vem para destinos em relação aos quais há muito tráfego de dados e em relação aos quais a operadora de banda larga não tem nenhuma relação comercial ou compartilha receita.Resumindo: quando você está usando a sua banda larga para fazer upload ou download do iCloud a velocidade disponível não é a velocidade que você contratou com a operadora. Um teste simples: ligue seja lá o que você usa para ver Netflix. Em algum lugar você vai encontrar a opção de medir a conexão. Em links de 400 a 500 mega a Netflix vai mostrar no máximo 70, eventualmente, 30 mega.

Notem que em oposição à banda larga, nome dado às conexões domésticas e para pequenas empresas, existe o produto link dedicado, que tem velocidade simétrica — banda larga tem velocidade assimétrica, com upload sempre menor que o download —, garantia de uptime e largura de banda na casa de 99%, e que não praticam nenhuma forma de traffic shaping. Um link dedicado de 100 Mega é Muito melhor que uma banda larga de 250 mega.

Tudo isso para dizer que vai demorar e pode não dar certo.

Abraço,

Mario Jorge