[Mac-BR] Pedido de Conselho

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Sep 23 11:06:52 PDT 2021

Jack,

O seu _MacBook_ (PowerBook é o “avô” dele), fora o teclado e touchpad, que podem ser trocados, ainda que a um preço muito alto no Brasil (não tanto nos Estados Unidos) pode ainda te render um tanto de serviço. Mas, como você bem diz, você não pode se arriscar.

Mas, pra começar. Espera-se em breve o lançamento de novos MacBooks, possivelmente com o novo “M” (qual será não se sabe). E seriam um novo 16 (ou maior) e um 14” no lugar do 13”.

Você já deu a resposta para o 1. Mas lembre-se que pode vir um 14 por ai.

Sobre o 2, em breve todos terão M(x) e, como você diz, pensando no futuro é recomendável comprar um Mac com Apple Silicon (esse é o nome geral), porque um MacBook Intel vai ficar obsoleto em menos que os 9 anos do seu atual MacBook.

Mas… Há um “mas”. Se bem lembro você usa um Parallels para ter Windows. E o Parallels não é um emulador (não “finge” que o hardware é outro) mas um virtualizador (roda um OS diferente sobre o mesmo hardware). E, infelizmente, ainda não há Windows 100% para processadores ARM (os “M” usam a arquitetura ARM, e oposição à arquitetura Intel dos Macs atuais).

Donde, eu esperaria o mais que eu pudesse para:
1 - poder escolher na nova linha de MacBooks
2 - a Microsoft amadurecer o Windows (provavelmente o 11) para processadores ARM.

Abraço,

Mario Jorge