[Mac-BR] É verdade?

Ari ari.silveira at gmail.com
Mon Feb 7 10:13:07 PST 2022

Eu lembro quando entrei.

Em 1997, o MEC lançou uma licitação para compra de computadores para escolas, que já definia previamente o Windows como sistema operacional das máquinas a serem adquiridas. Isso que rendeu ao então ministro Paulo Renato o apelido de “Paulinho Microsoft”. Diante dessa notícia, o jornalista Ricardo Serpa, então titular da coluna O Mundo das Maçãs, no Jornal do Brasil (sim, ainda havia JB impresso e ele chegava lá no Sul, em Curitiba, onde eu morava), sugeriu formas de mobilização de usuários contra a exclusão da Apple do processo licitatório. Uma delas seria a lista Mac-BR. Neófito em internet, imaginei que se tratava de uma espécie de abaixo-assinado virtual. No corpo da mensagem para subscribe@…, escrevi “Contra mais esta medida arbitrária do governo FHC!” 😂 Aí então comecei a receber as mensagens da lista e aí entendi o que era uma lista de discussão. Daí em diante, aprendi muito com MJ e outros “gurus” da lista.

Era nessa época que o antigo moderador estava passando o bastão para Mario Jorge. MJ achava um exagero, mas acabou se acostumando com o rótulo de guru, pois era assim que o chamávamos. Era uma espécie de mestre jedi, um Yoda humano. E é assim que nos lembraremos dele.

Esta é a terceira vez que assino a lista. Os dois Helvécios, Dandalo, Haroldo, Jack e Luiz Pellanda seguramente já estavam por aqui desde que entrei pela primeira vez. Com o tempo, outros participantes se desligaram (como eu), mas alguns não voltaram. Passaram por aqui Rainer Brockerhoff, criador do Mac Unitron, Carlos Azambuja, Jean Boechat, Bruno Gouveia, Leo Jaime, Hugo Vieira Neto, Hélio Paz e tantos outros famosos e anônimos.

Pode ser que a concorrência das redes sociais e de aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram tenham prejudicado um pouco o alcance da lista. Mas talvez mantê-la viva seja a melhor forma de prestar uma homenagem ao nosso querido MJ.

[]s

Ari