[Mac-BR] consertar ou não consertar: consulta existencial

Patricia Martin patriciamartin00 at gmail.com
Sat Jul 16 07:11:53 PDT 2022

Bom dia!
Esta é minha primeira consulta à lista depois que o Mario Jorge nos deixou
e a saudade bateu forte por aqui....

Meu *MacBook Pro Retina early 2015, 8GB RAM, 256 GG SSD* pifou e estou na
dúvida se vale a pena consertar ou não. Como sempre, agradeço todas e
qualquer sugestão/opinião de vocês.

Embaixo as infos para dar contexto (desculpem o textão)
Aparentemente entrou líquido e precisa trocar o *SSD* + a *bateria*, que já
estava no limite, antes do incidente. Tem um probleminha no *alto- falante*
também. A troca das 3 peças sai na faixa de *R$ 2600.*

Considerando que ele já está no limite da vida útil (estimada em 7 anos), e
que nada do que estava no SSD vai ser recuperado (só o que eu tinha no
Backup) eu tenho as seguintes dúvidas:

1) Será que vale a pena pagar R$2600 para consertar um Mac de 2015 ou as
probabilidades são que em breve apareça um problema no logic board ou na
tela, desses em que já não compensa pagar?
(Vale mencionar, que até ele quebrar, estava dando conta direitinho do que
eu precisava...)

2) Se for comprar um novo, eu estava pensando adquirir um *MacBook Air
Retina A1 15' 2020, 8 GB RAM, 256 GB storage. *No exterior está na faixa
dos *$1000*. No Brasil sai por *R$ 7399* parcelado em 10 vezes sem juros.

Eu sempre acho que nos tempos que vivemos, consertar é um ato de
resistência. Os outros MacBooks que já tive, quando pifaram, o custo de
consertar era literalmente o valor de um novo. Então não tive dúvidas.
Desta vez é diferente. Por isso agradeço qualquer luz que vocês possam me
dar para decidir.

Grata!

Patricia

Patricia Martin
patriciamartin00 at gmail.com / +55 22 999439657

Búzios - Rio de Janeiro - Brasil

[image: Twitter] <https://twitter.com/patriciamartin1> [image: Facebook]
<http://www.facebook.com/patriciamartin1> [image: Skype]
<https://htmlsig.com/skype?username=https://skype.com/patriciamartinbuzios>
[image:
Pinterest] <https://www.pinterest.com/cosasdepatricia>

intermediarte - entorno nómade de gestión cultural
www.intermediarte.org

Habanero - Awesome stories by Latin American filmmakers
www.habanerofilmsales.com