[Mac-BR] Mac funcionado mas condenado

Luiz Pellanda pellanda at me.com
Sat Mar 5 12:07:58 PST 2022

Oiê Dandalo!

1. O MacBook Pro Serial W8936M5P66D, Model A1278, estava parado há bastante tempo, não lembrava mais porque.

2. Neto chega na idade de desmontar tudo oque vê pela frente e desmonta o bicho.

3. Não há problema aparente, leva num parceiro que conserta Mac e fazem diagnostico de que  o problema é bateria pifada.

4. Compramos bateria nova, que Rodrigo, o neto, monta em lugar da velha.

5. Liga-se o Mac e ele dá o acorde, está vivo e completa o boot.

6. Bateria com 75% de carga.

7. Ligo o carregador para conferir e - nada - não carrega. Quando a bateria se acabar, volta ao estado de morto.

8. Lembro então que o havia declarado tal por ter sido ligado em um carregador com defeito, polos trocados, com fagulhas e cheiro de ozônio…

9. Novo diagnóstico: sub placa ligada ao centro do carregador deve ter queimado, mas não existe como peça avulsa, só com toda a placa mãe.

10.  Salvo erro ou omissão, falta-nos competência para consertar a placa…

11. Fica na reserva para ser canibalizado futuramente…

Saluti!

--
Luiz E. Pellanda
pellanda at me.com