[Mac-BR] Susto com "Fonte"

Rebêlo PZ rebelo at gmail.com
Tue Mar 14 16:36:15 PDT 2023

 Claudio, tudo bem?

A curto e médio prazo, não dá nenhum problema, não. Essas portas
Thunderbolt do Mac são uma maravilha do universo :)​ porque elas funcionam
também como USB-C padrão e, por causa disso, você pode colocar qualquer
fonte de energia USB-C e elas vão carregar ou ser carregadas. Qualquer
cabo, qualquer fonte.

Você pode até mesmo plugar uma bateria externa USB-C e carregar seu Mac por
ela. Eu faço isso muito isso em viagem, inclusive, tenho uma bateria
externa multiuso de boa qualidade, da Mophie, que ela inteira consegue
carregar quase 40% da bateria do Macbook.  Em viagem, ou emergência,
qualquer 10% já salva um projeto ou deadline! E a bateria externa é pequena
e (proporcionalmente) bem leve.

A longo prazo, contudo, a história é outra. Para emergências ou
quebra-galho, você pode usar sempre qualquer cabo. Mas para ficar
trabalhando com o Mac parado e carregado, esses cabos de celular ou cabos
não-certificados não vão conseguir interromper o fluxo de energia elétrica
na hora que deveria, nem vão conseguir controlar a "quantidade" de carga
passada por eles, para economizar em vida útil da bateria. Esse problema
(na verdade, é uma solução, não um problema) também ocorre com os iPhones e
muita gente tem iPhone cuja bateria perde vida útil antes do tempo
(leia-se: antes dos 3 anos) porque usa todo dia cabo genérico de 30 reais
comprado na rua.

Abração.
Rebêlo.

diretor