[Mac-BR] HD que nao monta: era Re: demora no startUp - resolvido

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Novembro 16 06:12:05 PST 2008

On Nov 16, 2008, at 7:20 AM, Haroldo Mauro Jr. wrote:

> A demora no startUp era causada por um HD externo, conectado ao
> Macbook atraves da porta firewire. Embora conectado, nao aparecia no
> Desktop, desmontou sozinho ha uns dias atras e nao apareceu mais.
> Despluguei o HD e o startUp foi tranquilo.
>
> Acho que o fato do HD externo nao aparecer no Desktop e a demora no
> startUp indica que o sistema detectava a presenca de um periferico
> ligado aa porta firewire mas nao o identificava, e ficava procurando
> ate o tempo esgotar-se.
>
> O desmonte por conta propria desse HD externo ja ocorreu
> [...]

Haroldo,

Nenhum de nos teria acertado sem saber que havia um HD firewire ligado
e que nao montava no startup. Reitero as recomendacoes de sempre que
se descreva de forma detalhada o sistema em pane. Um HD que nao monta
e' um problema grave e deve ser levado em conta. Quando se ouve uma
descricao de um laptop que da um problema no startup pressupoe-se que
- por ser um laptop - ele nao tenha nada ligado a ele. Tanto em um
desktop como laptop e' basico na solucao de problemas desconectar
todos os perifericos menos o minimo - teclado e mouse.

Quanto ao HD que nao monta a sequencia e', do mais ao menos provavel.

- corrupcao do sistema de arquivos - provocavel por desconecao
acidental do HD (falta de corrente ou cabo Firewire), HD cheio demais
ou simples acidente. Consertavel com Disk Utility, ou se o caso for
pior, com o Disk Warrior ou assemelhado.
- HD com defeito (tem acontecido muito)
- porta firewire ou toda a interface (uma plaquinha dentro do
gabinete) quebrada. Caixas USB/FIrewire as vezes perdem o Firewire e
continuam com o USB funcionando.

Depois nos conte o que descobriu.

abraco,