[Mac-BR] Duvidas diversas

Arnaldo Ortega arnaldo.ortega em gmail.com
Segunda Novembro 24 05:29:37 PST 2008

2008/11/24 Mario Jorge Passos <mj em passos.net>:
> "baixar MP3" por um programa significa "baixar MP3" sem ter copyright. O
> festival a que voce se refere certamente oferece download via Web Ou voce
> pode baixar da Amazon - pagando - ou da iTunes Store, ou, ou e ou. Mas "com
> um programa" pressupoe, salvo engano, peer to perr. E isso e' ilegal.

Muitas bandas oferecem download de suas músicas* via Torrent de forma
gratuita para divulgar seu trabalho portanto assumir de cara que
"baixar MP3" é atividade ilegal é por demais arbitrário, ainda que,
obviamente, eu estaria sendo hipócrita se ignorasse o fato de que a
maioria dos compartilhamentos fere as leis de copyright. É como dizer
que, por que existe muita pedofilia na Internet, deveríamos deligar a
rede toda, ignorando as inúmeras possibilidades de uso legítimo que
ela proporciona.

Assumir imediatamente que "baixar MP3" é pirataria e calar um
assinante que fez perguntas legítimas como um "Assunto encerrado." me
faz pensar que temos um administrador neo-Luddista - o que suponho não
possa ser alguém que trabalha com tecnologia - ou ainda alguém que
engole direitinho o discurso das gravadoras e fecha os olhos para as
revoluções de costumes que as tecnologias de compressão digital de
áudio e compartilhamento de arquivos proporcionam.

Para me manter no assunto, no Mac OS X há versões dos principais
programas de Torrent, como informado anteriormente, sendo o que
prefiro nesta plataforma o Limeware, basta procurar no Google.

Abraço,
Arnaldo

* algumas iniciativas de criação de filmes abertos como os da Blender
Foundation também oferecem torrent para dowload dos seus DVDs de
conteúdo livre.