[Mac-br] VPN entre Windows 2003 e Mac OS

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Outubro 29 15:26:07 PDT 2008

On 29/10/2008, at 19:59, Guilherme Castro wrote:

> MJ,

Guilherme,

> E nesse ponto que eu queria chegar. Como saber se ele esta (ou não)
> a vista na internet?

Se ele esta atras de um roteador, em uma rede privada (192.168,
10.x.x., etc) ele, em principio esta invisivel.

> A idéia da VPN era para que somente eu (e mais ninguém) tivesse
> acesso ao servidor. Somente abrindo a porta do modem não vou correr
> o risco de abrir uma porta para possíveis invasões?

Para fazer uma VPN voce precisa abrir uma porta, do mesmo modo. VPN e'
uma conexao via Internet, mas encriptada. Diz-se que voce faz um
"tunel" atrasves da Internet. A sua maquina de casa e a do escritorio
se falam, mas ninguem entende o que elas falam, caso a "conversa" seja
interceptada.

As conexoes de remote desktop tambem sao encriptadas, ainda que menos
seguras que via VPN. Uso o Remote Desktop do Windows em alguns
servidores sem maiores problemas.

abraco,

Mario Jorge