[Mac-BR] DVD e' DVD (era Re: Instalar 10.5 no MacMini)

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Agosto 25 08:03:06 PDT 2009

On Aug 25, 2009, at 11:30 AM, CaiOM wrote:

> Olha consegui instalar no Mac Mini o 10.5 baixando um versao para
> dvd para 4.3 gb  sem os pacotes de idiomas e etc. gravei num dvd
> comum e funcionou!
> Agora estou indo na minha escola leva o mac mini e la vou testar o
> cabo firewire com outro mac mini para ver se conecta e a tarde posto
> o resultado.
>
> Mario, concordo com vc, vi isso desde o começo que o no Sysem
> Prefiler só consta que Le dvd. assim como só diz que tem porta
> firewire de 400 ou 800. mais nada.
> Agora como vc sabe se o drive le ou nao dvd dual layer? ou todos os
> [...]

Caio,

A minha questao nao e' pessoal. E' de principios. DVD e' uma
definicao, que pode ter uma ou duas camadas. OU o equipamento le ou
nao le. Por isso todos os leitores DVD's devem ser capazes de ler duas
camadas, porque o DVD _pode_ ter duas camadas.

Mas.... quando o DVD de duas camadas e' gravado pode ser que nao seja
lido por que o leitor nao reconhece tecnologias mais novas que ele.
Como eu disse, um PowerBook G4 Titanium tem um gravador de DVD-R. Se
voce gravar um DVD (dual ou single layer) +R ele nao reconhece, porque
quando ele foi construido a tecnologia nao existia.

Alem disso, ha uma questao de compatibilidade - com entrelinhas. Midia
gravada - CD ou DVD - nem sempre e' reconhecida em outro equipamento.
E depende da marca da midia. Voltando ao Titanium do exemplo, eu tinha
um que nao gravava CD's que nao fossem Imation. Sony ou outra marca
ele cuspia como se nao existisse. Usar midia gravada para transportar
dados e' arriscado. Estes dias mesmo me ligaram porque um DVD - um
filme de apresentacao - nao era lido. E nao foi, apesar de na origem
rodar direitinho.

Quanto ao Firewire, a medida da compatibilidade e' que voce pode ter
um cabo 800 numa ponta e 400 no outra. O barramento cai para 400 (de
velocidade) e tudo funciona.  Estou usando isso agora .Tenho um HD com
portas 800 ligado no meu MacBook com porta 400. E tudo bem. Ah, portas
Firewire - nem tao raramente assim - queimam. Geralmente por problemas
de aterramento. MacPro e MacG5 sao estremamente sensiveis `a falta de
aterramento.

Quanto ao filtro, assim como os acentos - as veze algum escapa - e' em
respeito a quem tem conexao lenta ou antiga. Internet e'
compatibillidade.

abraco,