[Mac-BR] Instalar 10.5 no MacMini

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Agosto 25 20:12:50 PDT 2009

On Aug 25, 2009, at 12:19 PM, Neide Charroche wrote:

> Bom dia,
>
> Compartilhando minha (pouca) experiência:

> Recentemente, um amigo criou uma partição no meu hd para onde copiou
> um .dmg do Leopard. Instruiu-me a dar o boot por aquela partição e
> reinstalar o sistema operacional, para ver se resolvia meu problema.
> Tudo correu muito bem. E ele fez exatamente como descrito acima.

Ambas as mensagens falam em uma coisa dificil de fazer e desfazer no
Mac OS: criar uma particao em um HD que (supostamente) contem dados.
Como disse em outras mensagens, o diskutil e o Boot Camp Assitant
fazem isso, mas nao e' para "the faint of heart" (perdoem o ingles,
mas nao conheco equivalente em portugues). Alem disso a imagem (.dmg)
nao e' copiada, e' clonada/restaurada, outra coisa nao super-simples.
O meu ponto e': a receita e' complexa, nao aplicavel para nao-tecnicos
(a Neide fala que um amigo fez para ela, nao foi ela que fez). E
deletar a particao nao e' obvio.

> Esse meu amigo diz que tem por hábito comprar os softwares e gerar
> cópias .dmg para carregar consigo (ele viaja muito), deixando os
> originais a salvo em casa. O Leopard, por garantia, ele deixa num
> servidor (ou algo assim), na internet, para o caso dele precisar e
> estar sem o dvd... Logo, nem tudo o que é .dmg e/ou é baixado da
> internet pode ser considerado - a priori - pirata.

Levar dmg's nao e' exatamente pratico, para se viajar. Faco copias em
midias gravaveis dos meus originais, e gravo as imagens em HD's
estacionarios. Mas levar .dmg's nao e' exatamente pratico. E, no caso
do OS, uma dmg e' muito pouco pratica.

Clao que uma .dmg nao e' a priori, pirata, mas nao e' esse o ponto. O
ponto era: a receita do Renan nao era praticavel sem ajuda de um
tecnico, que era o que queriamos demonstrar. E voce confirma.

abraco,

Mario Jorge

Eu poderia ter um HD particionado como a imagem