[Mac-BR] Apple sem Jobs?

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Janeiro 15 08:20:05 PST 2009

Dandalo,

A Apple nao deu apoio. Nao deu nada. A Aldus e a Adobe e' que usaram
os Macs - porque eles serviam - para venderem seus produtos. Os Macs
ate o DTP nao vendiam, eram um mico preto, e a Apple vendia era Apple
II's, ja que o Apple III tinha sido outro mico preto. Quando John
Sculley assumiu, ele assumiu a Apple dos Apple II's, nao do Macintosh,
e, por ele, tinha passado a regua no Mac.

O Quicktime e' realmente importante, mas e' um produto que a Apple nao
promove e, inclusive, permitiu, pelo mesmo erro legal que viabilizou o
Windows, que a Microsoft usasse parte do seu codigo no Windows Media.

O Newton foi um fracasso principalmente porque era caro demais. Eu
tive um, sei como era bom, mas era carissimo. Tanto era uma boa ideia
que parte da equipe criou o Palm, e o Grafitti, que e' o
reconhecimento de escrita do Palm (ruim) era uma alternativa para o
reconhecimento de escrita nativo do Newton - ruim no inicio e
excelente na versao 2000.

O verdinho do eMate tambem estava na alvanca interna de abertura dos
8600/9600, depois do eMate e antes do iMac. Imagino que foi uma
maneira de testar a producao em massa de plastico colorido. Mas o
acesso do gabinete B&W - previsto em um "Mac dos sonhos" desenhado
pela Frog Design para a revista Mac World (ou copiado dele) - e'
simplissimo, genial. Nestes termos abrir um Quadra 605 era igualmente
simples.

abraco,

mj