[Mac-BR] Ajudinha com microfone

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sábado Janeiro 24 04:18:33 PST 2009

On Jan 24, 2009, at 9:56 AM, Esther Lobato wrote:

> Eu me expressei mal na pergunta. Quis dizer que alguém disse aqui na
> lista que o microfone de que preciso deve ser USB, mas tem que ter
> pré-amplificador. Era isso que eu queria conferir. Mas, pelo
> restante de sua resposta, deduzo que não é necessário que seja pré-
> amplificado.

O microfone USB nao precisa de pre'. O pre' e apenas para elevar o
sinal do microfone - geralmente minusculo - ao nivel de line in, bem
mais alto. Microfones USB sao adequados a entradas USB. Nao ha tipos
diferentes de entradas USB como mic ou line, como ha para audio.

> Porque vou precisar gravar frases para um projeto educativo. Essa
> gravação precisa ter tanta qualidade quanto possível fora de um
> estúdio profissional. O patrão está exigindo que eu use um microfone
> em meu iMac que não seja o embutido. Não que o embutido seja ruim
> (na verdade é muito bom, muito sensível), mas é que ele capta também
> o eco da minha voz no ambiente e esse eco e outros sons ambientes
> não podem aparecer na gravação.

Se e' para ter qualidade próxima de um estúdio profissional você
precisaria de um microfone "de verdade" (Neumann, Shure, AKG, e
microfone para voz), um pre-amplificador e uma saida de linha deste
amplificador entrando no Mac, e um par de headphones para monitorar o
que voce estaria gravando. Mas um bom microfone USB pode resolver
isso, se é para ser apenas locução. Alem disso voce pode pos-processar
a gravacao.

Ah, existe - e' raro - um conversor de mic e line para USB, mas nao e'
facil de encontrar.

abraco,