[Mac-BR] Desabafo - Queda de qualidade de produtos Apple

Marcos Ferrao macferrao em gmail.com
Segunda Janeiro 26 09:32:45 PST 2009

On Jan 26, 2009, at 2:19 PM, _tco wrote:

> Eu nunca vi vantagem em pagar mais, aliás, pra eu preferia mil vezes
> comprar um pc qualquer e instalar o Mac os, mas isso ainda não rola
> 100% entao...
>
> Mas na proxima troca de note, certamente farei isso..
>
> _tco
> 55 (11) 8779.8779

Colegas..

Essa discussão me fez lembrar do meu primeiro Mac, um Performa 6360.
Era uma maquina e tanto, mas nem bem completou um mês de uso,
apresentou problema na placa-mãe que teve de ser trocada.
Tinha passado meses economizando para comprar. Foi um iceberg nas
minhas expectativas.
Já participava da lista nessa época. Descarreguei minha frustração..
rsrs
Pois muito bem.. a placa foi trocada e minha relação com o 6360 durou
ainda um bom numero de anos. Tanto que meu segundo Mac foi um iBook
500 que funciona até hoje.
Atualmente tenho um iMac Intel 17" duo-core 1.86 e também um MacBook
branco de 13" com processador 2.4.
Sinceramente, não tenho do que reclamar. Ano passado meu iMac teve
problema de fonte. Fui na MyMac de Brasilia (ainda morava lá) e
percebi a dificuldade que existe quanto a reposição de peças.
O pessoal da MyMac tinha encomendado um pequeno lote de fontes e a
maioria estava com defeito!
Até que uma fonte decente fosse entregue levou uns 15 dias...
As maquinas são feitas de peças. O que faz uma boa máquina são as
peças certas nos lugares certos. As peças são feitas por fabricantes
diversos.
Logicamente um bom controle de qualidade é pré-requisito no mundo
atual e isto encarece o preço final. A Apple certamente precisou
assumir uma ou outra concessão para poder fazer com que os produtos
dela fossem mais competitivos (a migração para o Intel é parte do
processo a meu ver), mas no geral, a combinação hardware-software-
performance tem sido capaz de manter olhos de muitos profissionais
brilhando enquanto conquista novos clientes. Acho que devemos reclamar
sim quando somos vítimas de um produto com defeito. Devemos exercer
nossos direitos de consumidor.
O que o Windows tem a oferecer porém, tem um preço... e muitas vezes
alto... e eventualmente mais alto que os preços estratosféricos do Mac
no Brasil por conta das taxas de importação.
Para finalizar, pelo menos para mim, a relação custo-benefício ainda
está a favor do Mac.

Saudações!

Marcos Ferrão
Rio de Janeiro - RJ