[Mac-BR] MS Word to PDF

Alexandre Oliveira oliveiracomunicacao em gmail.com
Sexta Julho 3 11:31:58 PDT 2009

Pagemaker, ok. Faz uns dez anos que foi substituído pelo Indesign.
Mas Quark passado distante? Sinceramente... Foi falar besteira... Rs Mas
nnao foi nenhum pecado... rs
Desde 96 (versão 3.1) uso o Quark, atualmente na versão 8 (versão 2008, com
update em 2009) e Indesign CS3 (voltei porque não gostei do CS4).
Ainda prefiro o Quark disparado, mas sei que há controvérsias dependendo da
região ou do profissional, pois só aqui no Brasil tem essa coisas entre
Quark e Indesign.
No exterior, nos melhores bureaus e atelies de design, é Quark disparado.

Sobre o problema do colega, bem, nesses últimos 20 anos que atuo em design
editorial, já devo ter editado uns 1.200 livros no quark, uns 100 no
Indesign e no Pagemaker, umas 400 revistas no Quark e outras dezenas no
Indesin e Pagemaker, mas nunca soube de ninguém que tenha mandado pra
gráfica um livro no word.
Geralmente exijo de meus clientes o texto no word. Mas a saída para
impressão é outra história.
A outra questão é: que gráfica é essa que não dá um suporte mínimo?
Outra questão: no mínimo está faltando nesse babado, a contratação de um
profissional que fizesse a arte-final, não acham?

Alexandre

On 03/07/09 15:00, "Mario Jorge Passos" <mj em passos.net> wrote:

> Entrando na conversa, ainda que atrasado.
>
> O cidadão em questão não parece:
>
> - saber usar Word/imprimir. Se o PDF sai fora da pagina que ele especificou e'
> que ele nao foi no Page Setup do _Word_ e criou (supondo que ele especificou
> algum formato de pagina fora do comum) um modelo "custom". Ou nao foi no page
> setup, de forma absoluta.
>
> - saber que, PC ou Mac, _ninguem_ edita um livro em Word. Livro se edita em
> Tex (cabra macho) ou em InDesign (PageMaker e Quark, sao coisas do passado
> distante). Nao se edita livro em Word. Ponto. Ou nao e' livro :-)

> [...]
Pessoal,

Tenho um amigo que comprou um Mac e agora esta tendo problemas para
transferir arquivos em word para PDF.
Se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço.

"No PC eu faço todo o trabalho de digitação, diagramação, ilustração e
paginação em Word e depois fecho o arquivo em PDF. Quando fui fazer isso com
o Mac, ao passar do Word-para-Mac ao PDF saiu tudo errado, desde o tamanho
das páginas, ao comando inexistente de sim-para-todas-as-sessões na operação
para definir o tamanho das páginas, até à preservação das fontes quando o
arquivo viesse a ser utilizado em outro computador que não possuísse as
minhas fontes.

Caio