[Mac-BR] MS Word to PDF

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sexta Julho 3 17:32:51 PDT 2009

On Jul 3, 2009, at 4:50 PM, CaiOM wrote:

> [...]
> tudo ou nao merece ter um Mac porque ela ainda usa Word.
>
> Todo diagramação é feita pelo autor que é muito boa mas nao sei como
> a grafica faz para dar saída no material. (vou saber segunda feira)
> O problema é converter tudo isso para um programa eficiente sem
> perder a formatação para que se possa fazer correções para as
> próximas edições. Arrumar um a um é arquivo por arquivo é um
> trabalho insano.
>
> Se desse para pelo menos trazer os arquivos que foram feitos no pc
> para o work do mac sem perder a nada ja é 90%.
> E os próximo ir escrevendo no pages ou indesign.

Caio,

Vamos lá.

O PDF fica no tamanho especificado no Page Setup. Se o page Setup e'
A4, e no Word há algo formatado diferentemente, vai sair um A4. Se o
autor não sabe fazer isso, não dá muito para levar a serio ou saber
ajudar. E" identico no Mac ou no WIndows. So que no Windows nao ha
conversor para PDF nativo. O seu amigo peca, ao pedir ajuda, em nao
informar como ele gerava PDF's tao facil e perfeitamente no Windows.

Novamente, se ele se espanta (se espanta mesmo) com "as margens estao
fora da medida" e' porque ele não sabe o que e' page setup,
sangramento, etc. E e' muito estranho que isto nao tenha acontecido no
Windows. Muito provavelmente alguem fez um Page Setup customizado para
ele há tempos, e ele aprendeu a voar no piloto automático. E ele não
sabe a diferença entre "Seção" (trecho, pedaço) e "Sessão" (evento).
Um livro tem seções. Donde faz-me levantar mais duvidas ainda sobre a
capacidade dele fazer qualquer coisa, ainda mais 20 anos de livros.

Pelo jeito ele usava Acrobat Professional ou algo semelhante no
Windows. A grafica nao deve ser nenhuma Brastemp, porque nao sabe
abrir o corpo de um PDF em um editor de texto puro, ler - esta escrito
- quais sao as fontes, e ativa-las no gerenciador de fontes - quase
disse "ATM" :-)

20 anos? isso remete a 1989. O Windows 3.0 (zero) saiu em 1990. O PDF
foi lançado em 1991. Em 1989 ninguém conseguiria fechar um PDF em um
PC porque não exisitia PDF. E o Distiller custava US$2,500.00 (da
época).

A historia esta MUITO mal contada.

abraço,

mj