[Mac-BR] Manuntencao em banco de dados MySQL no Mac

Marcelo Todaro todaro.marcelo em gmail.com
Sábado Março 14 03:56:03 PDT 2009

Jorge Maia escreveu:

> Marcelo,
>
> Pelo que entendi, o que você precisa (pelo menos o que fazia antes) era
> executar o REPAIR TABLE, um comando do SQL.
>
> Isso você pode fazer pelo phpMyAdmin, uma solução gratuita. Basta entrar
> na área de comando SQL, você tem o controle total de seu banco de dados.
>
> http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/repair-table.html
>
> Um abraço,
>
> Jorge Maia

Obrigado, Jorge. Você entendeu corretamente.

Como sou um completo analfabeto no assunto, não entendi muita coisa do
que li, muito menos do que vi quando entrei no phpMyAdmin para tentar
descobrir onde e como emitir aquele comando. Por isso, para leigos no
assunto como eu, uma aplicação como o Navicat Lite for MySQL sugerida
pelo Bruno é algo bem mais prático, pois oferece essa e outras funções
ao alcance de um clique.

Só o que me ressinto é da falta de um comando que faça o que o cPanel
fazia: verificar o BD inteiro (todas as tabelas) de uma só vez. Pelo que
já andei xeretando no Navicat (e no MySQL Administrator), essa
verificação só pode ser feita de tabela em tabela. Num banco de dados
grande, como um dos que tenho, isso pode ser uma tarefa demorada.

Um abraço,

Marcelo