[Mac-BR] Rede Mac e Backup

Carlos Madureira madu.mac em gmail.com
Terça Setembro 29 10:13:02 PDT 2009

Amigos listeiros,

Jah perguntei algo similar tempos atras, porem a questao volta a pauta aqui
na agencia e, parece, havera um desdobramento.

Temos aqui na agencia uma rede com diversos macs (iMac e mac minis) e
atualmente utilizamos um mac mini como servidor de arquivos, nao trabalhamos
nele direto, apenas puxamos os arquivos, trabalhamos localmente e devolvemos
os arquivos depois de prontos. Neste mac mini ha 3 hds externos pendurados
via USB, sei que nao eh muito profissional esta solucao, mas estah
funcionando momentaneamente. Agora queremos evoluir um pouco, porem nao
temos muita grana para dispor de uma arquitetura robusta de server e rede.
Entao estou pensando na seguinte solucao, tanto para gerenciamento de
arquivos quanto backups:

1 Mac Pro (g4 ou g5, dependendo das respostas dos experts) usado, que tenha
capacidad para pelo menos 4Hds satas. Ai eu trabalho 2Hds em RAID para
trabalhar e 2 HDs em RAID para becapear. Penso em fazer o HD de trabalho de
500Gb e o de Backup de 1tera. Quando o HD de becape chegar proximo ao
limite, troco ele por outro novo e guardo o backup num gaveta externa,
devidamente protegiida.

Agora minhas questoes:

1) Quantos HDs os MacPros suportam? Os dois modelos suportam SATA?
2) Mac Pro G4 segura 1 Terabyte de HD?
3) Caso de problema fisico em 1 dos HDs, como recupero o outro que estiver
em RAID? (Desculpem se esta pergunta nao fizer sentido).
4) O RAID funciona para isso mesmo, nao eh? Espelhar um HD?

Bom, espero que isso aih faca alguma logica, nao sou expert em hardware,
entao desculpem-me qualquer erro de raciocinio. Algum saberia indicar alguma
outra solucao.

Agradeco antecipadamente toda a ajuda.

Madu